Resumo:
Durante os últimos anos muito vem sendo discutido a respeito de novas estratégias de ensinoaprendizagem que permitam que os estudantes aprendam a partir de abordagens mais ativas, conectando experiências práticas em sala de aula a teorias e conteúdos. Uma das estratégias que vem sendo crescentemente utilizada é a Abordagem Baseada em Problemas (ou PBL), na qual os estudantes trabalham em equipes para solucionar um problema pré-definido. Neste contexto, este artigo apresenta o relato de experiência da aplicação desta abordagem em uma disciplina de Tempos e Métodos no 9˚ período de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade brasileira. Complementarmente, a partir da aplicação de um questionário, busca-se investigar se, na visão dos estudantes, as estratégias adotadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades específicas, definidas como objetivos de aprendizagem da disciplina. Participaram das atividades 66 estudantes de duas turmas distintas, dos quais 21 responderam ao questionário. Como contribuições deste artigo são apresentados, um protocolo de atividades para aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Tempos e Métodos e resultados do questionário a respeito da percepção dos estudantes sobre as atividades, que indicam que as estratégias foram efetivas para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos.
Referência:
SANTANA, André Luiz Maciel; FERNANDEZ, Cassia de Oliviera; OLIVEIRA, Kleber Jesus de; LUDWIG, Luiz Gustavo Rocha; LOPES, Roseli de Deus; CARDOSO, José Roberto. Aplicação de estratégias de problem based learing em uma disciplina de graduação em engenharia de produção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, COBENGE, 47., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, ABENGE, 2., 2019, Fortaleza. Anais… 10 p.
Durante os últimos anos muito vem sendo discutido a respeito de novas estratégias de ensinoaprendizagem que permitam que os estudantes aprendam a partir de abordagens mais ativas, conectando experiências práticas em sala de aula a teorias e conteúdos. Uma das estratégias que vem sendo crescentemente utilizada é a Abordagem Baseada em Problemas (ou PBL), na qual os estudantes trabalham em equipes para solucionar um problema pré-definido. Neste contexto, este artigo apresenta o relato de experiência da aplicação desta abordagem em uma disciplina de Tempos e Métodos no 9˚ período de um curso de Engenharia de Produção de uma universidade brasileira. Complementarmente, a partir da aplicação de um questionário, busca-se investigar se, na visão dos estudantes, as estratégias adotadas contribuíram para o desenvolvimento de habilidades específicas, definidas como objetivos de aprendizagem da disciplina. Participaram das atividades 66 estudantes de duas turmas distintas, dos quais 21 responderam ao questionário. Como contribuições deste artigo são apresentados, um protocolo de atividades para aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Tempos e Métodos e resultados do questionário a respeito da percepção dos estudantes sobre as atividades, que indicam que as estratégias foram efetivas para o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem definidos.
Referência:
SANTANA, André Luiz Maciel; FERNANDEZ, Cassia de Oliviera; OLIVEIRA, Kleber Jesus de; LUDWIG, Luiz Gustavo Rocha; LOPES, Roseli de Deus; CARDOSO, José Roberto. Aplicação de estratégias de problem based learing em uma disciplina de graduação em engenharia de produção. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, COBENGE, 47., SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, ABENGE, 2., 2019, Fortaleza. Anais… 10 p.