Pintura de aço galvanizado por imersão a quente (aço galvânico); falha prematura devido à presença de contaminantes salinos provenientes do processo de zincagem

Compartilhe:
Resumo

Da mesma forma que há uma concordância a respeito das vantagens da aplicação de esquemas de pintura sobre aço zincado por imersão a quente (aço galvanizado), principalmente em atmosferas muito agressivas aos revestimentos de zinco, existe um consenso sobre a dificuldade da obtenção de um aderência satisfatória entre os dois tipos de revestimento. O condicionamento da superficie metálica é, portanto, uma etapa das mais importantes na pintura do aço gavanizado e quando executada de forma inadequada, o resultado é a ocorrência de falhas prematuras no revestimento por pintura. No presente trabalho mostra-se um caso típico de falha prematura em esquema de pintura, decorrente da presença de contaminantes salinos na superficie do revestimento de zinco, oriundo do processo de galvanização.


Referência
PANOSSIAN, Z.; FRAGATA, F. de L.; FERRARI, J. V. Pintura de aço galvanizado por imersão a quente (aço galvanizado): falha prematura devido à presença de contaminantes salinos provenientes do processo de zincagem. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, 11, 2003, EBRATS, São Paulo. Anais… (CD-ROM)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo