Revisão bibliográfica de terras raras

Compartilhe:
Resumo:

Os compostos contendo metais terras raras (TR) são empregados em uma ampla gama de produtos, tais como: catalisadores para veículos automotivos; catalisadores para craqueamento do petróleo, ligas metálicas; produtos para polimentos; laser; luzes e telas luminescentes. Um dos principais produtos em que os metais de TR é aplicado é na obtenção da liga magnética (Nd,Pr)-Fe-B. Essa liga é classificada como ímã permanente e apresenta propriedades
magnéticas destacadamente superiores às ligas magnéticas sem TR. Atualmente, os ímãs permanentes à base de TR tornaram-se muito importantes por serem empregados em motores de veículos 100 % elétricos ou híbridos, e em geradores eólicos, produtos voltados à sustentabilidade ambiental. Este artigo tem como objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre os metais de TR, abordando a sua ocorrência natural, seu comportamento físico-químico e o seu consumo mundial.


Referência:
SANTOS, Célia Aparecida Lino dos; PANOSSIAN, Zehbour. Revisão bibliográfica de terras raras. Revista IPT: Tecnologia e inovação, v.1, n.4, p. 6-19, abr., 2017.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/34/22

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.