Uso do XRF em amostras de solo da comunidade Ilha Diana, Santos, SP (capítulo de livro) (Trabalho originalmente apresentado no CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGNHARIA E AMBIENTAL, 16., 2018, São Paulo)

Compartilhe:
Resumo:

A comunidade Ilha Diana está localizada na confluência do rio Diana com o canal de Bertioga e próxima cerca de 2 km do canal principal do Porto de Santos. O projeto teve por objetivo identificar as principais ameaças socioambientais que a comunidade está exposta, a partir de uma análise integrada ambientalmente e socialmente. Foram analisados parâmetros ambientais e sociais, os ambientais abordaram a: qualidade solo do rio e solo da Ilha, qualidade da água do Rio Diana, qualidade de peixes e ostras; já os tópicos sociais incluíram: saúde, infraestrutura, transporte, educação, comunicação. Este artigo tem por objetivo mostrar os resultados obtidos no solo da comunidade a partir do uso do equipamento XRF. Em caráter preliminar, os resultados obtidos com esse método indicaram a presença de metais pesados no solo da comunidade, porém mais estudos são necessários para quantificá-los de acordo com a legislação ambiental vigente e definir se eles representam algum risco à saúde da comunidade. Artigo publicado originalmente no 16º Congresso Brasileiro de Geologia de Engenharia e Ambiental.


Referência:
DEMARCO, Larissa Felicidade Werkhauser; BARBOSA, Alexandre Muselli; BLANCO, Marco Jorgino; FONSECA, Amanda Figueredo; TAKASE, Leonardo Silveira; JOÃO SOBRINHO, Luiza de Araújo; SALDIAS, Felipe Ian Strapasson. Uso do XRF em amostras de solo da comunidade Ilha Diana, Santos, SP. In: MACHADO, Felipe Santana; MOURA, Aloysio Souza de. Educação, meio ambiente e território 3. Ponta Grossa: Atena, 2019. v.3, Cap.7, p. 71-78.


Acesso ao Livro no site da editora Atena:
https://www.atenaeditora.com.br/wp-content/uploads/2019/02/E-book-Educa%C3%A7%C3%A3o-Meio-Ambiente-e-Territ%C3%B3rio-3.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo