Ensaios fotométricos em luminárias e fontes de luz

Compartilhe:
O projeto de iluminação requer o conhecimento de características de fontes de luz e de luminárias, a fim de aplicá-las de forma adequada ao fim pretendido. O IPT realiza diversos ensaios relativos à iluminação, destacando-se: NBS 250-20, NBR 9503, NBR 15111, em que se obtêm dados sobre a curva fotométrica, intensidade das fontes e temperatura de cor.

Os ensaios mais solicitados são:
  • Curva fotométrica de luminárias. Os dados obtidos permitem o projeto correto de iluminação de vias e praças públicas .
  • Transmitância de vidros e plásticos. Importante para caracterizar filmes de proteção com aplicações diversas, por exemplo, em janelas.
  • Distribuição espectral e intensidade de lâmpadas. Permite obter o índice de reprodução de cor das lâmpadas, a fim de evitar o desconforto e alteração da percepção das cores devido à exposição a estas lâmpadas.
  • Fluxo luminoso de lâmpadas. Permite estimar a quantidade de lâmpadas necessária para iluminar uma certa região.
  • Características fotométricas de semáforos a Led. Os CETs de cada cidade especificam as características mínimas que os semáforos a Led devem apresentar. As principais diferenças são diretividade e economia de energia.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.