Avaliação e otimização do desempenho térmico e da eficiência energética de edificações

Compartilhe:
O Laboratório de Conforto Ambiental e Sustentabilidade de Edifícios (LCA) avalia o desempenho térmico tanto de edificações sem condicionamento artificial quanto de edificações que utilizam equipamento de condicionamento de ar. No primeiro caso, verifica-se a conformidade dos ambientes internos a requisitos estabelecidos em função das exigências humanas de conforto térmico. Para a avaliação do desempenho térmico de habitações no Brasil, utiliza-se a Norma ABNT NBR 15575; para outros países, são utilizadas normas ISO ou as vigentes em questão.

Quando a edificação é condicionada artificialmente, verifica-se a demanda de cargas térmicas para o condicionamento de ar dos ambientes. Quanto menores as cargas térmicas, melhor o desempenho térmico da edificação. A medição do consumo de energia dos sistemas de condicionamento térmico constitui parte da avaliação do desempenho energético da edificação, juntamente com o consumo de energia por outros sistemas, como o de iluminação. Essa avaliação segue as normas da ASHRAE ou do PROCEL.

Além de analisar o desempenho térmico e energético da edificação por meio de simulações em computador ou de medições, o LCA elabora recomendações e diretrizes construtivas visando à adequação das edificações ao clima e à redução do consumo de energia pelos sistemas de condicionamento térmico.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.