Caracterização e desempenho de couros e produtos derivados

Compartilhe:
O processo da transformação de peles de animais em couros é denominado curtimento e compreende várias etapas, nas quais pode ser verificada a qualidade de produtos como o couro semiprocessado no estado de wet-blue (couro curtido, mas não acabado), o couro recurtido ou semiacabado e o couro acabado, já no produto pronto. Durante o processo de transformação, várias operações e produtos químicos são utilizados para dar caracterização aos produtos intermediários e finais. Posteriormente, estes produtos intermediários serão utilizados para fabricar artigos diversos, tais como carteiras, bolsas, cintos, selas, correias, coldres etc.

O IPT oferece ensaios físico-mecânicos, químicos, térmicos e biológicos baseados em normas nacionais e internacionais, visando caracterizar e verificar o atendimento de requisitos técnicos tanto na fase de processamento de couros quanto no produto final e produtos derivados.

Os ensaios oferecidos são:
  • Ensaios em peles em processamento, couro wet-blue, couro semiacabado, couro acabado, couro curtido ao cromo, couro curtido ao tanino, couro vegetal, couro para sola, banho residual de curtimento, couro para cabedais de calçados, couro para aplicações automotivas, aeroviárias e náuticas (bancos, capas de volantes).
  • Ensaios em produtos confeccionados em couros e outros materiais: bolsas, carteiras, cintos, selas, bainhas, coldres, correias de couro, capas de couro etc.
  • Ensaios dimensionais – verificação de espessuras de materiais, dimensões de produtos, gramatura e peso de materiais.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo