Avaliação de desgaste de corpos moedores em planta piloto de moagem

Compartilhe:
A etapa de moagem faz parte de inúmeros processos industriais e envolve custos significativos, seja pela quantidade de energia demandada quanto pelo desgaste dos equipamentos utilizados. A moagem industrial é realizada principalmente em “moinhos rotativos”, que são basicamente cilindros dentro dos quais os corpos moedores (bolas, barras, “pebbles” ou “cylpebs”) se movem livremente ao realizar o seu trabalho de cominuição sobre o material a moer.
Moagem em moinho piloto
Moagem em moinho piloto

O IPT desenvolveu uma metodologia que permite avaliar, quantitativa e qualitativamente, o desgaste de corpos moedores tipo bola durante o processo de moagem, em escala piloto, e que permite correlacionar os resultados obtidos no laboratório diretamente à indústria.

O IPT dispõe de infraestrutura e capacitação que abrange desde a criação das ligas, confecção dos corpos moedores, e verificação do seu desempenho em planta piloto de moagem contínua e classificação, que permite variar e controlar as condições do processo de moagem.

Os resultados obtidos permitem à indústria prever o desgaste de corpos moedores para cada material, tornando possível a pré-seleção de fornecedores, a indicação do melhor tipo de liga para cada caso, resultando em economia em todo o processo.


Veja também:


Artigos técnicos

Desgaste abrasivo e corrosivo em bolas de moinho

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo