Os materiais metálicos utilizados no dia-a-dia estão sujeitos a falhas em função do tipo de operação ou esforço a que são submetidos, ou ainda à agressividade do ambiente a que estão expostos. Nestes ambientes, é comum a ocorrência de processos corrosivos, os quais, sem as devidas providências, podem gerar elevadas perdas materiais e colocar em risco vidas humanas.
O IPT atua na análise de falhas de materiais metálicos devido à corrosão de acordo com as mais diversas solicitações do mercado. O Instituto conta com o Laboratório de Corrosão e Proteção (LCP), com infraestrutura e capacitação especializada para avaliar componentes, estruturas e equipamentos metálicos que apresentaram problemas, nas mais diversas situações: enterrados em solos de diferentes agressividades, imersos em águas salgadas ou águas doces e expostos a diferentes condições atmosféricas tanto em regiões urbanas e rurais, como em ambientes industriais.
Entre as estruturas e equipamentos comumente avaliados, estão tubulações para transporte de petróleo e derivados, água, gases e produtos químicos, tubulações de sprinklers, trocadores de calor, tanques de armazenamento, telhados e vigas, além de outros elementos estruturais, confeccionados em diferentes tipos de metais, como ferro fundido, aço carbono, aços inoxidáveis, cobre, zinco e alumínio, entre outros. Adequadamente equipados para cada tipo de avaliação, os técnicos do IPT realizam trabalhos em todo o estado de São Paulo, assim como em outros estados do país.