Caracterização e avaliação de livros e cadernos

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Ensaio de page pull em livro escolar
Ensaio de page pull em livro escolar

O IPT analisa a qualidade de livros didáticos por meio de ensaios e análises desde 1999.

Os procedimentos criados pelo IPT para a análise dos livros escolares distribuídos pelo MEC – Ministério da Educação serviram de base para a publicação, em 2006, de uma coletânea de normas técnicas sobre livros didáticos composta pelas seguintes normas:

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  • ABNT NBR 15201-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Classificação de defeitos e métodos de ensaio;
  • ABNT NBR 14869-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Especificações.

[saiba=DOCUMENTOS NECESSÁRIOS,detalhes=As editoras que desejam participar do PNBE 2012 (Programa Nacional Biblioteca da Escola) devem fazer o download dos documentos em anexo no fim desta página. Os documentos, devidamente preenchidos, devem ser entregues no IPT juntamente com os livros.]
A análise da qualidade física de livros envolve a determinação de aspectos do processo gráfico, como impressão e acabamento, e itens de especificação, como dimensões, gramatura, alvura e opacidade do papel base, resistência de colagem e galvanização dos grampos. Especificamente para livros, revistas e catálogos, o IPT oferece ainda ensaios de resistência à colagem pelo método page-pull e pelo método page-flex.

Além da análise de livros, o IPT realiza também análise de cadernos.

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