Ordenamento territorial geomineiro

Compartilhe:

Uma das características peculiares dos empreendimentos de mineração é a sua rigidez locacional, devido à localização e disponibilidade dos recursos minerais.

Devido a essa limitação, faz-se necessário o estabelecimento de regras e procedimentos que consigam harmonizar a convivência no uso e ocupação do solo com outras atividades econômicas também fundamentais ao desenvolvimento sócio-econômico da região, tais como a agricultura, pecuária, barragens e reservatórios, implantação de redes viárias, expansão urbana, e reflorestamento, considerando ainda a preservação e conservação ambiental.

visit this site

Cava da mina de fosfato da Mineração Bunge em Cajati na região do Vale do Ribeira
Cava da mina de fosfato da Mineração Bunge em Cajati na região do Vale do Ribeira

A base para uma avaliação e definição de parâmetros eficazes para o estabelecimento de tais regras e procedimentos se faz por meio da modelagem do chamado Ordenamento Territorial Geomineiro, que pode abranger áreas de tamanhos variados dependendo das necessidades e particularidades técnicas envolvidas. O IPT possui metodologia própria que vem sendo aplicada de forma sistemática em diversos municípios e regiões do Estado de São Paulo. Ainda que a sua promoção recaia fundamentalmente sobre o poder público, a utilização desse tipo de ferramenta é estratégica no planejamento de ações pelo setor privado.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo