Caracterização e avaliação de papéis especiais

Compartilhe:

site here
O IPT possui capacidade técnica e infraestrutura laboratorial para caracterizar e auxiliar no desenvolvimento de papéis especiais. Além disso, oferece pacote de análise para produtos específicos. Entre eles:

  • Papéis para embalagens odonto-médico-hospitalar: papéis destinados para a embalagem de produtos estéreis para saúde, de aplicação na prática odontológica, médica, hospitalar e de laboratório, que estejam associados às ações e serviços de saúde. O IPT avalia os produtos com base nos requisitos de desempenho apontados na norma ABNT NBR 14990 – Sistema de materiais de embalagens para esterilização de produtos da saúde, e suas partes.
  • Papel para contato com alimentos: esses papéis podem conter apenas os materiais mencionados na lista positiva da Portaria 177 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e têm restrições para uso. O IPT oferece algumas análises para esses papéis, entre elas migração total e específica, esta última normalmente para determinação da presença de metais pesados, e migração de branqueadores ópticos e de corantes.
  • Papel para impressão térmica: papel impregnado com uma substância química que se revela quando exposta ao calor. É utilizado na impressão de cupons fiscais, comprovantes de emissão bancária e fax. O IPT realiza ensaios de caracterização e avaliação da qualidade de impressão de papéis térmicos e ensaios de envelhecimento para verificar a permanência dos papéis e dos textos impressos.

Além destes tipos de papel, o IPT pode realizar, sob demanda, desenvolvimentos de metodologias de ensaio, caracterização e avaliação de outros tipos papéis.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.