Avaliação da atividade antimicrobiana em produtos
Propriedades antimicrobianas podem ser incorporadas a produtos diversos, com as seguintes finalidades:
- Aumentar a vida útil do produto, por retardar ou impedir o desenvolvimento de microrganismos degradadores.
- Obter produtos mais seguros, por impedir ou retardar o desenvolvimento de microrganismos nocivos à saúde.
Para a avaliação da presença de atividade antimicrobiana (bactericida e bacteriostática, fungicida e fungistática) ou a resistência ao ataque fúngico e bacteriano em amostras de produtos industrializados, o IPT analisa estes materiais qualitativa e quantitativamente segundo metodologias nacionais e internacionais (INCQS, JIZ; AATCC, DIN) ou por meio de ensaios específicos desenvolvidos especialmente para atender às necessidades de utilização do material. Entre os produtos analisados destacam-se tecido, papel, tinta, plástico, polímero, cosmético, cerâmica, couro, desinfetante, sabão, revestimento de bancada e espuma para sapato, entre outros.
O Instituto também estuda soluções para o controle de microrganismos contaminantes em diversos ambientes pelo monitoramento das contaminações e avaliação do uso de biocidas contra estes microrganismos.
Avaliação da biodegradabilidade de produtos
Biodegradação é a quebra de compostos químicos mediada biologicamente. Quando a biodegradação é completa, o processo é denominado mineralização, ou seja, a quebra total das moléculas orgânicas em CO2, água e compostos inorgânicos.
A simulação laboratorial das condições ambientais permite avaliar a suscetibilidade de um determinado produto à sua metabolização por microrganismos normalmente presentes no meio ambiente. A biodegradabilidade de um produto pode ser determinada pelo desaparecimento do substrato (fonte de carbono, sal mineral, O2) ou pela formação de um produto (biomassa, CO2 e outros). O IPT avalia a biodegradabilidade de produtos diversos com o emprego de análises químicas instrumentais segundo metodologias convencionais, utilizando o seguinte método:
Biodegradabilidade imediata pela medida do dióxido de carbono desprendido em sistema aberto (produto pouco hidrossolúvel e não-volátil) segundo Manual do IBAMA e da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) Item 301B.