Tecnologias inovadoras aplicadas a uma abordagem integrada e colaborativa de saúde - O IPT conta com um núcleo dedicado à saúde humana, animal e ambiental
O Núcleo de Tecnologias Avançadas para Bem-estar e Saúde Aplicados às Ciências da Vida (NUTABES) do IPT surgiu em 2022 a partir da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento em Xenotransplante para a construção de uma pig facility NB2 dedicada à criação de suínos geneticamente modificados visando à viabilização clínica de xenotransplantes no Brasil, uma iniciativa pioneira na América Latina.
Além da atuação dentro deste projeto, o Núcleo se dedicará a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em saúde e bem-estar, tendo como pilar o conceito de saúde integrada, que considera a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental, além de contar com um parque diverso de equipamentos analíticos para projetos e serviços envolvendo a caracterização química de amostras e quantificação de substâncias.
Infraestrutura
PD&I - Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação
Sistematização do método de xenotransplante no Brasil
Viabilizar o transplante de órgãos entre espécies diferentes é uma solução promissora para atender à demanda de pessoas que aguardam em uma longa fila para receber órgãos de doadores humanos, enquanto lutam contra o tempo diante de condições terminais de saúde.
O Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP) conduz desde 2017 o projeto “Sistematização do método de xenotransplante no Brasil” em parceria com a Faculdade de Medicina da USP e com o apoio da startup XenoBR e da FAPESP. Pesquisadores estão desenvolvendo porcos geneticamente modificados para evitar os mecanismos imunológicos de rejeição, visando fornecer órgãos compatíveis para transplantes em pacientes humanos.
O NUTABES-IPT tornou-se parceiro do projeto com foco na etapa de viabilização clínica da técnica, e está construindo uma pig facility de nível de biossegurança 2 com capacidade para criação de porcos livres de patógenos designados, após terem seu genoma editado pela técnica CRISPR-Cas9 e clonado por transferência nuclear de célula somática, para se tornarem doadores de órgãos.
Saiba mais sobre o projeto e o Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) em Xenotransplante.
Caracterização do perfil de canabinoides e terpenos em óleos medicinais de Cannabis
A ampliação do acesso e da oferta de produtos derivados da Cannabis com o avanço regulatório da legalização da planta e seus derivados em diversos países torna essencial a caracterização do conteúdo desses produtos, seja para permitir a melhor compreensão de sua ação por meio de pesquisas, para garantir o atendimento à regulamentação, ou para assegurar a qualidade e padronização da produção.
Além do canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC), outros canabinoides tem ganhado relevância na terapêutica, assim como os terpenos, outra classe de compostos presentes na Cannabis, também podem influenciar os efeitos ou conferir características de interesse a produtos derivados da Cannabis.
Para apoiar os desafios de Associações, ICTs, e empresas no Brasil, o NUTABES-IPT obteve uma Autorização Especial de Pesquisa da ANVISA e está implementando metodologias para a caracterização do teor de canabinoides e terpenos em óleos medicinais de Cannabis utilizando as técnicas de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, e espectrometria de massas.
Na próxima etapa do projeto, buscamos ampliar o escopo de análises em produtos de Cannabis para incluir metais e micotoxinas.
Conheça em 360° os laboratórios do NUTABES onde são realizadas as análises de canabinoides e terpenos. Clique e arraste a tela do vídeo para explorar.
Serviços
Desvendamos o conteúdo de amostras para diversas aplicações industriais, ambientais e científicas
Utilizamos as técnicas de cromatografia gasosa, cromatografia líquida, espectrometria de massas, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier, ressonância magnética nuclear e espectroscopia no UV-visível para transformar desafios em resultados tangíveis interpretados para a estratégia do seu negócio.
Cada ferramenta analítica oferece informações sobre a composição química de amostras, permitindo a identificação e a quantificação de componentes específicos. Com uma equipe especializada e multidisciplinar, provemos soluções para diversas aplicações industriais, ambientais e científicas, trabalhando em colaboração com nossos clientes para desenvolver as soluções personalizadas que atenderão aos seus objetivos.
Na base de nossa abordagem está o compromisso com a qualidade e excelência analítica, seguindo os requisitos da norma ISO 17025 e passando por auditorias rotineiras. Um rigoroso processo de desenvolvimento e validação das metodologias se traduz em precisão e confiabilidade dos resultados para fortalecer sua posição no mercado.
Também possuímos escopo acreditado pelo INMETRO para análises em alimentos de origem vegetal e animal.
Estamos preparados para atender aos seus desafios em pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade, caracterização de materiais complexos, identificação de impurezas, estabilidade de produtos e resolução de problemas específicos, cobrindo aplicações em produtos químicos, farmacêuticos, cosméticos, alimentos, e muito mais.
Conheça alguns dos nossos serviços
- Determinação de etanol em álcool-gel
- Caracterização de aromas e essências
- Monômero residual em acrílicos
- Bisfenol A residual em polímeros
- Análise qualitativa comparativa dos compostos orgânicos voláteis de um material sem odor, de outro com odor e do produto suspeito de contaminação para verificação de possíveis causadores de odor, por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas
- Determinação de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) em óleos e materiais poliméricos
- Determinação de ftalatos
- Determinação da perda de massa em relação à temperatura por termogravimetria (TGA)
- Determinação da faixa de fusão e transição vítrea em materiais poliméricos por calorimetria exploratória diferencial (DSC)
- Caracterização de compostos orgânicos por espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN) e espectrofotometria no infravermelho
- Desenvolvimento de métodos analíticos para indústria química, farmacêutica, veterinária e cosmética
- Determinação de compostos orgânicos voláteis (VOC) em tintas
- Determinação de aromaticidade (H-Bay) por espectroscopia de ressonância magnética nuclear (RMN)
- Determinação de bifelinas polibromadas para atendimento a Diretiva RoHS
- Determinação do Tempo de Oxidação Induzida - OIT
- Determinação do teor de formaldeído por cromatografia líquida de alta performance (HPLC)
- Detalhamento de hidrocarbonetos (DHA)
- Distribuição de ácidos graxos
- Pareceres de apoio técnico à classificação fiscal de produtos
- Determinação do teor de água por Karl Fisher
- Validação de método analítico
Equipamentos multiusários
Acreditamos na importância da colaboração para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, otimizando os recursos disponíveis e aproveitando ao máximo a sinergia entre diferentes grupos.
Além da opção de contratação de serviços executados por nossos especialistas, os equipamentos do NUTABES estão disponíveis para uso compartilhado.
Lista de equipamentos multiusuários
- Espectrômetro de ressonância magnética nuclear 400 MHz para amostras líquidas (RMN)
- Espectrômetro de ressonância magnética nuclear 400 MHz para amostras sólidas (RMN)
- Analisador termogravimétrico (TGA)
- Calorímetro de varredura diferencial (DSC)
- Espectrômetro no infravermelho por transformada de Fourier (FTIR)
- Cromatógrafo em fase gasosa com detector de ionização de chama (GC-FID)
- Cromatógrafo em fase gasosa acoplado a espectrômetro de massas (CGEM ou GCMS)
- Cromatógrafo em fase gasosa acoplado a espectrômetro de massas (CGEM ou GCMS) com amostrador de Head Space (HS)
- Cromatógrafo em fase gasosa acoplado a espectrômetro de massas (CGEM ou GCMS) com recuperador por dessorção térmica (TD)
- Cromatógrafo em fase gasosa acoplado a espectrômetro de massas com analisador triplo quadrupolo (GC-MS/MS)
- Cromatógrafo em fase líquida de alta eficiência com detector de arranjo de diodos (HPLC/DAD)
- Cromatógrafo em fase líquida de alta eficiência com detector de índice de refração (HPLC/RID)
- Espectrofotômetro ultravioleta visível (UV-VIS)
- Titulador volumétrico Karl Fischer
Acesse a Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa - MCTI (PNIPE) para mais informações
Contato
Núcleo de Tecnologias Avançadas para Bem-estar e Saúde Aplicados às Ciências da Vida (NUTABES)
email: nutabes@ipt.br | Tel.: +55 (11 )3767-4580
Av. Professor Almeida Prado, 532 – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, prédio 48