Avaliação das instalações prediais
A avaliação das instalações de energia elétrica, de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas, de água e de esgoto das edificações envolve a análise do projeto, dos componentes empregados e da execução das instalações em relação às normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou pela ABNT.
O IPT avalia as condições em que se encontram instalações de água, de esgoto e de energia elétrica dos edifícios, para identificar problemas e propor aprimoramentos.
Os resultados da análise possibilitam identificar problemas de funcionamento e de segurança das instalações e propor adequações para atendimento às normas e otimização do desempenho.
Avaliação da conformidade e desempenho de componentes hidráulicos em instalações prediais
Os componentes hidráulicos utilizados nas instalações prediais apresentam com frequência problemas como falta de estanqueidade, geração de ruído no ambiente, risco à segurança dos usuários e consumo excessivo de água.
O IPT verifica se os aparelhos usados nas instalações hidráulicas de água e de esgoto como torneiras, bacias sanitárias, sifões, tubos e outros apresentam comportamento técnico compatível com normas técnicas nacionais ou estrangeiras.
Os resultados das avaliações permitem aos fabricantes dos componentes fornecer informações técnicas solicitadas por projetistas e construtoras, além de auxiliarem no aprimoramento dos produtos.
Avaliação da conformidade, etiquetagem e desempenho de aquecedores de água residenciais
O IPT participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Procel em parceria com o Cgcre/Inmetro. O Instituto é credenciado para execução de ensaios de desempenho, eficiência energética e segurança elétrica em aquecedores residenciais de água. Fazem parte deste escopo os chuveiros elétricos, torneiras elétricas, aquecedores instantâneos de água, aquecedores de acumulação de água, reservatórios térmicos e sistemas de aquecimento solar.
Os resultados destes testes são utilizados pela indústria para o desenvolvimento de produtos e para o fornecimento de informações aos consumidores sobre características dos produtos, em etiquetas padronizadas pelo Cgcre/Inmetro.
Estas informações são válidas também para obtenção do Selo Procel, oferecido pela Eletrobrás aos produtos de eficiência energética diferenciada.