Foi realizada na noite desta quarta-feira, 28 de janeiro, a solenidade em comemoração aos 20 anos da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, realizada na Sala São Paulo, na capital.
O evento reuniu autoridades dos poderes executivo, legislativo, judiciário e membros do Ministério Público, além de procuradores e servidores da Defensoria Pública, bem como representantes de entidades da sociedade civil, para celebrar duas décadas de atuação da instituição na promoção do acesso à Justiça e na garantia de direitos à população paulista.

Com o apoio do IPT, a Defensoria Pública vem implantando seguidamente recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população carente e para aperfeiçoar seus métodos e procedimentos de trabalho.
Desde 2015, vários sistemas foram sendo desenvolvidos e agregados em uma plataforma única – Defensoria Online (DOL), que foi desenvolvida pela Unidade Tecnologias Digitais e reúne diversos sistemas, implantados e em operação nas unidades da Defensoria, nas subseções do TJ e nas subseções da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.
Os recursos do DOL propiciam mais agilidade no atendimento aos assistidos, facilidade no controle de processos e administração de prazos do judiciário, assim como controle e transparência na gestão das atividades dos defensores e advogados contratados, colocando a instituição num patamar tecnológico bastante avançado com relação à meta de fazer uso intensivo das tecnologias de TIC para melhorar a qualidade do serviço prestado à população e criar inteligência capaz de gerir as informações decorrentes de suas atividades, tornando a Defensoria Pública exemplar na aplicação de e-gov no Estado de São Paulo.
Para o diretor-presidente do IPT, Anderson Correia (na foto, ao lado de Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, defensora pública-geral do Estado de São Paulo), “é uma honra para o IPT contribuir com soluções tecnológicas que apoiam a modernização dos serviços públicos e ampliam o acesso da população à justiça. Parcerias como essa mostram como ciência, tecnologia e inovação podem gerar impacto social concreto.”