Top em proteção contra a corrosão para ambientes agressivos, como em proteção contra a corrosão para ambientes agressivos, como o das plataformas offshore. Assim, a diretora da unidade de negócios Materiais Avançados do IPT, Sandra Moraes, definiu a tinta anticorrosão do tipo TRZ (tinta rica em zinco), desenvolvida pelo IPT e por parceiros, durante a feira ‘Pulsar Expo IPT 2025’ no dia 27 de outubro.
Tudo começou como um projeto interno para desenvolvimento de uma nova formulação de tintas ricas em zinco, com melhores propriedades mecânicas do que as disponíveis no mercado.
“O resultado daquele desafio inicial foi tão promissor que virou projeto”, comemorou o diretor de Operações do IPT Adriano Marim de Oliveira. Foi implementado por meio de uma parceria do Instituto com a EMBRAPII – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e com as empresas Renner Coatings e Vale. O projeto, liderado pela pesquisadora Zehbour Panossian do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT, gerou um produto final de alto desempenho e qualidade. Contou com as participações das pesquisadoras Paloma dos Sanbtos do Laboratório de Corrosão e Proteção e Danae Lopes e a Marília Menossi do Laboratório de Processos Químicos e Tecnologia de Partículas da Unidade de Negócios Bionanomanufatura participaram ativamente do Projeto.

Numa análise comparativa feita pela Petrobras com a nova tinta e outras 17 similares anticorrosão, nacionais e internacionais, ela levou a melhor. “Este projeto já despertou o interesse de outros fabricantes de tintas do mercado”, revelou a pesquisadora Daiana Guerra Sacilotto, do mesmo laboratório no Instituto. Tanto, que IPT e Renner elaboraram contrato de transferência de tecnologia, para que a empresa possa fabricar a nova tinta e fornecer para a Vale que irá aplicá-la em suas plataformas.
Segundo a pesquisadora Panossian, há uma sequência de aplicação de tintas protetoras nas plataformas offshore. “Primeiro, a tinta TRZ que desenvolvemos e que apresentou melhor desempenho, aplicabilidade e menor custo; depois uma tinta intermediária que varia em função fatores diversos; e, finalmente, o acabamento também denominado ‘top coating’.”