Resumo:
Ao se tratar de obras de infraestrutura, sobretudo de corte de encostas, seja para rodovias, ferrovias ou outro tipo de obras civis, o entendimento da geologia do maciço, principalmente a geologia estrutural, é fundamental para elaborar projetos de estabilização do talude. Sendo assim, um dos estudos aplicados neste contexto é o da análise cinemática das estruturas geológicas, que rquer a coleta dos dados das estruturas presentes no maciço, os transforma em planos aplicados em um estereograma de Schmidt-Lambert e interpreta os riscos de diferentes tipos de rupturas que o talude pode sofrer, considerando os parâmetros geomecânicos. Para este trabalho, foram realizadas 20 medidas de estruturas presente em um maciço que sofrerá cortes para a construção de uma grande rodovia no Estado de São Paulo. Os dados foram tratados e projetados em estereograma utilizando-se o programa Stereonet para a realização da análise cinemática. Como resultado, concluiu-se a presença de estruturas geológicas identificadas e associada à superfície de corte que oferecem riscos de rupturas dos tipos planar e em cunha.
Abstract:
When it comes to infrastructure projects, especially slope cuts for highways, railways, or other types of civil engineering projects, understanding the geology of the rock mass, particularly structural geology, is essential for designing slope stabilization projects. Thus, one of the studies applied in this context is the kinematic analysis of geological structures, which requires collecting structural data from the rock mass, transforming them into planes applied to a SchmidtLambert stereogram, and interpreting the risks of different types of failures that the slope may undergo, considering geomechanical parameters. For this study, 40 structural measurements were taken from a rock mass that will be excavated for the construction of a major highway in the state of São Paulo. The data were processed and projected onto a stereogram using the Stereonet software to conduct the kinematic analysis. As a result, the presence of identified geological structures associated with the cut surface was confirmed, posing risks of planar and wedge failures.
Referência:
ALMEIDA, Henrique Ayso de; IYOMASA, Wilson Shoji. Análise cinemática em taludes de obras rodoviária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 18., 2025, Belo Horizonte. Anais… 7p.
Acesso ao trabalho no site do Evento:
https://schenautomacao.com.br/cbge2025/envio/files/anais/trabalho1_7.pdf