Avaliação de desempenho

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Avaliação de desempenho de componentes de via permanente metroferroviária

O IPT conta com laboratório especializado voltado para atuação em ferrovias e metrovias, com capacitação diferenciada desenvolvida ao longo de décadas. Foram realizados trabalhos em diversos trechos da malha brasileira, em especial para o Metrô de São Paulo, incluindo caracterização da infraestrutura e determinações experimentais de cargas de roda, de solicitações em trilhos, dormentes, fixações, apoios elásticos etc.

A análise e avaliação de vias permanentes abrangem a execução de ensaios laboratoriais estáticos e dinâmicos em componentes, bem como medições dinâmicas na via, em edificações lindeiras e outras durante o tráfego de trens. Tem-se como principal objetivo a garantia da segurança e do bom desempenho dos componentes durante o tráfego dos veículos.

Avaliação de desempenho de trens

O IPT atua no desenvolvimento de ensaios para avaliação de desempenho de trens de carga e de passageiros, considerando a maximização de carga transportada e os critérios de segurança de tráfego. Realiza também trabalhos de instrumentação de material rodante, desenvolvendo e utilizando técnicas de ponta de monitoramento de sinais e sistemas de aquisição de dados. Presta também apoio aos projetos de pesquisa e desenvolvimento na área metroferroviária, como por exemplo: a simulação de dinâmica veicular, rodeiro instrumentado, engate dinamométrico, equipamento para medição de esforços na via e carro laboratório.

O Instituto possui capacitação laboratorial para desenvolvimento de ensaios dinâmicos de fadiga em componentes metro-ferroviários, tais como: truque, travessa de truque, lateral de truque, triângulo de freio, molas, engate, dormentes de aço, elementos de suspensão, eixos e peças de freio, visando à qualificação dos produtos perante as operadoras de transporte de carga e de passageiros.

Avaliação de desempenho e de emissões de combustíveis e motores de combustão interna

O IPT realiza pesquisas em combustíveis derivados de petróleo e alternativos (biodiesel, álcoois leves, gases produzidos a partir de biodigestão e de gaseificação de combustíveis sólidos e líquidos etc), visando ao desenvolvimento de aplicações inovadoras em motores de combustão interna estacionários e veiculares. Nesse aspecto, destacam-se os estudos e ensaios para adequação do uso de combustíveis, verificando aspectos de desempenho bem como a produção de poluentes atmosféricos. O Instituto está capacitado a realizar ensaios de desempenho e emissões em bancadas dinamométricas e em campo, seguindo as normas técnicas correspondentes. A análise dos resultados obtidos é expressa em um relatório técnico.

Especificamente para combustíveis líquidos, realiza ensaios de avaliação de qualidade de ignição (índice antidetonante e número de cetano) e lubricidade.

Avaliação de desempenho e verificação da conformidade de componentes veiculares

O IPT atua na área automobilística principalmente no desenvolvimento de ensaios estáticos e dinâmicos de fadiga em componentes mecânicos. Alguns destes ensaios são acreditados no RBLE / Inmetro, conforme NBR ISO/IEC 17025, e são compulsórios, visando basicamente garantir a segurança veicular em operação. Em relação a caminhões, estão disponíveis ensaios de: flexão vertical, torção e fadiga da ponta de eixos veiculares auxiliares (EVA); resistência de dispositivos de fixação de contêineres em equipamentos de transporte terrestre (DIF); veículos porta-contêiner (VPC); avaliação do desempenho em estrada; avaliação do desempenho do sistema de freio em caminhões equipados com eixo veicular auxiliar, e de pino rei.

O Instituto também desenvolve ensaios para verificar as especificações técnicas de componentes de veículos em geral, contribuindo assim para elevar a qualidade dos mesmos em apoio à indústria nacional. São aplicados em eixos, molas, suspensões, engates, cabines, coxins e amortecedores, entre outros.

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