Wind fences são barreiras empregadas para proteção contra o vento. Empresas que manipulam, por exemplo, minério de ferro, carvão e caulim, utilizam tais barreiras como forma de proteger o meio ambiente contra particulados destes materiais.
Tipicamente a cerca de vento (wind fence) é instalada ao redor das pilhas de particulados para que estes não sejam arrastados pelo vento em direção ás residências ou indústrias vizinhas.
Nos ensaios realizados no túnel de vento do IPT é modelado o perfil de velocidades do vento do entorno e são testados modelos reduzidos de cercas de vento, que tipicamente possuem 15 m de altura. Os ensaios consistem em ensaiar telas com diferentes permeabilidades ao ar, verificar a atenuação da velocidade do vento e os esforços sobre a cerca de vento.
Barreiras naturais e artificiais na agricultura
Para a agricultura também são estudadas barreiras naturais e artificiais que têm como objetivo alterar a característica do vento atmosférico, como por exemplo, elevando a turbulência e dessa forma melhorando a qualidade do fruto e sua produtividade.