O Laboratório de Engenharia Naval e Oceânica – Naval desenvolve soluções tecnológicas de engenharia naval e oceânica para os setores de transportes marítimos e fluviais, equipamentos navais e produção de petróleo. Suas áreas de atuação são:
- Engenharia oceânica – plataformas offshore, risers, sistemas de ancoragem;
- Engenharia naval – projeto hidrodinâmico de cascos, propulsão, manobras, comportamento em ondas;
- Transporte hidroviário – projeto e análise da segurança de vias navegáveis, embarcações, terminais e equipamentos, otimização logística e viabilidade técnico-econômica e ambiental;
- Instrumentação e monitoramento de campo de navios e estruturas offshore – provas de mar, medições de forças e movimentos, extensometria e análise de desempenho de equipamentos navais e offshore.
O Naval acumula expressiva experiência em estudos hidrodinâmicos de navios, propulsores e plataformas oceânicas. Frequentemente, seus trabalhos requerem uma atuação integrada e multidisciplinar, envolvendo outras áreas de especialização do IPT (equipamentos, metrologia de fluidos, corrosão, metalurgia, química e geotecnia, entre outras), bem como equipes técnicas de outras instituições (ex: CENPES, COPPE e USP).
Instalações laboratoriais
Os trabalhos do Naval são desenvolvidos em instalações únicas no Brasil:
- Tanque de Provas de Reboque com 280 m de comprimento (6,6 x 4,0 m)
- Túnel de Cavitação (Seção de Teste: 0,5 m x 0,5 m e Velocidade Máxima de 10 m/s)
- Túnel de Vento de 40 m de comprimento (90 km/h de velocidade e anemômetro a laser por fibra ótica).
Os testes com modelos em escala constituem uma importante etapa no processo de desenvolvimento de projetos de navios e estruturas offshore.
O Naval realiza testes com modelos em escala em todas as áreas, incluindo desempenho propulsivo, manobrabilidade e seakeeping (comportamento em ondas), tendo por objetivo imprimir os mais avançados padrões de desempenho em projetos de embarcações e de plataformas offshore.