Obtenção de didímio metálico a partir dos óxidos de terras raras produzidos em Araxá, Brasil

Compartilhe:
Resumo:

Didímio metálico foi obtido no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, a partir do óxido de didímio, o qual foi produzido pela extração por solventes de óxidos de terras raras do concentrado obtido na mina de nióbio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM. Foram investigadas duas rotas tecnológicas, metalotérmica e redução eletroquímica, ambas ocorrendo em sais fundidos. Foi possível produzir didímio com um mínimo de 99 % de pureza por ambas as rotas, mas a rota metalotérmica demanda uma etapa de processamento adicional para remover impurezas e agentes redutores.


Referência:
FERREIRA NETO, João Batista; LANDGRAF, Fernando José Gomes ; ETT, Gerhard ; SANTOS, Célia Aparecida Lino dos ; SILVA, André Luiz Nunis da ; SILVEIRA, João Ricardo Filipini da ; VIEIRA, Fabiana Yamasaki Martins ; LUZ, Maciel Santos . Obtenção de didímio metálico a partir dos óxidos de terras raras produzidos em Araxá, Brasil. In: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 72., 2017, São Paulo. Anais… Rio de Janeiro: ABM WEEK 2017. p. 2282-2294.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174928.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo