Adoção de fontes alternativas para a conservação de água no meio urbano: aproveitando direto de precipitação de água de chuva em edifícios escolares

Compartilhe:
Resumo:

A necessidade de conservação de água no meio urbano se intensifica. Aos limites anteriores de disponibilidade acrescentam-se agora aqueles ditados pela qualidade de bacias e contextos hídricos totalmente comprometidos pela deterioração causada aos corpos naturais, com origem no meio urbano e, mesmo, no meio rural. De outra parte, o modelo atual dos sistemas de abastecimento público universaliza a utilização da água potável para todos os tipos de uso, mesmo que algumas necessidades de consumo possam ser adequadamente atendidas por água não potável. Com menos desperdício e com a utilização de fontes alternativas para usos não potáveis, a pressão sobre a demanda seria diminuída. Uma das fontes alternativas de abastecimento para usos não potáveis é a água de chuva. Essa água pode ser captada, tratada e distribuída dentro de diversos tipos de edificações, onde despontam hoje as grandes arenas desportivas ora em construção. Apontando para essa perspectiva, esse artigo pretende divulgar a proposta de implantação de um sistema de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis em uma escola localizada na região do ABC paulista. Segundo a avaliação realizada, adotando-se a hipótese de complementaridade e não a substituição total de fontes, é possível uma economia superior a 50% da água gasta com descargas de bacias sanitárias, utilizando-se água de chuva e um sistema com reservação de 15m³. Para o caso avaliado, o custo estimado de implantação do sistema é de cerca de R$60.000,00 com período de retorno próximo de 5 anos.

Referência:
CECIN, Jorge Alberto; ZANELLA, Luciano; ALVES, Wolney Castilho. Adoção de fontes alternativas para a conservação de água no meio urbano: aproveitando direto de precipitação de água de chuva em edifícios escolares. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 20., 2013, Bento Gonçalves. Atas… Porto Alegre: ABRH, 2013. 8 p.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo