Ensaio acelerado de avaliação de anodos galvânicos para reparo de estruturas de concreto

Compartilhe:
Resumo:

No Brasil, a tecnologia mais comum no reparo de estruturas com corrosão induzida por íons cloreto faz uso de argamassa industrializada de cimento Portland modificada com polímero. Uma causa dos insucessos do reparo é o estabelecimento de processo corrosivo em áreas adjacentes ao reparo que, anteriormente, estavam protegidas pelo efeito da polarização decorrente da atividade anódica na área de reparo. Para evitar a corrosão em áreas adjacentes ao reparo, ânodos galvânicos podem ser incorporados no sistema de reparo. O objetido deste estudo é avaliar dois tipos de anodos galvânicos comerciais para uso em reparo localizado por meio de ensaio acelerado de corrosão. Nesse ensaio, foram monitorados os pontencias de proteção e naturais obtidos após quatro horas de decaimento e o fluxo da corrente estabelcido entre cada anodo galvânico e cinco barras de aço-carbono, ambos em contato elétrico e imersos em areia saturada (Ca(OH)2) e contaminada com cloreto (NaCl 15 %). O ensaio possibilitou verificar que os anodos foram eficientes na proteção galvânica das barras de açocarbono, sendo atendido o critério de 100 mV de polarização. A corrente média dos sistemas anodo/barras foi baixa, de 0,074 mA para o ensaio com um dos anodos (A1) e de 0,105 mA para o outro anodo (A2). A vida útil estimada foi de cerca de 32 anos para o Anodo A1 e 39 anos para o anodo A2

Referência:
ARAUJO, Adriana de; ROSA, Thales Gomes; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de. Ensaio acelerado de avaliação de anodos galvânicos para reparo de estruturas de concreto. In: CONGRESSO NACIONAL REABILITAR E BETÃO ESTRUTURAL, 3-5 nov., 2021, Lisboa. Proceedings…Lisboa: APEE, GPBE, 2021. p.1085-1094.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o Proceedings em PDF. Documento protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/177605.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo