Proposta de procedimento para obtenção de uma solução contaminante contendo hexaclorociclohexano (HCH) para ensaios de coluna de adsorção em lote

Compartilhe:
Resumo:

O composto hexaclorociclohexano (HCH) foi largamente utilizado no controle de pragas da agricultura e insetos transmissores de doenças, entre as décadas de 40 e 80 e, junto com outros compostos organoclorados, foi uma grande fonte de contaminação ambiental. Está na lista dos compostos classificados como POPs (Poluente Orgânico Persistente) junto com os chamados “12 sujos” (aldrin, clordano, dieldrin, DDT, dioxinas, furanos, endrin, heptacloro, hexachlorobenzeno (BHC) mirex, PCB’s e toxafeno) da Convenção de Estocolmo (SSC, 2007; Baird C.) . Este trabalho visou propor um procedimento para a obtenção de uma solução contaminante com os principais isômeros de HCH (£-HCH, ß-HCH, ý-HCH e §-HCH), para se utilizada em ensaios de adsorção em lote e de coluna. Nestes ensaios, um solução aquosa contendo concentrações conhecidas de insômeros de HCH, é misturada e percolada a um solo não contaminado por este composto, analisando-se assim a capacidade que os quatro principais insômeros de HCH têm de serem adsorvidos e dispersados. A solução contaminante deveria, para este estudo, ter concentrações de isômeros de HCH próximos à solubilidade de cada um em água, além de conter concentrações detectáveis na metodologia de análise química escolhida para este estudo. Para isso, foi utilizada uma amostra do pesticida, conhecido vulgarmente como BHC, que contém como princípio ativo o HCH. Este pesticida foi solubilizado em água deionizada. As concentrações obtidas ficaram bem próximas das desejadas para os isômers £-HCH, ß-HCH, obtendo-se concentrações de 3,13 mg/L e de 0,27 mg/L, respectivamente. As concentrações obtidas para os isômeros ý-HCH e §-HCH ficaram abaixo daquelas desejadas, obtendo-se 6,50 mg/L e 11,5 mg/L, respectivamente. Apesar disto, a solução contaminante desenvolvida está apta para ser utilizada para os ensaios para estimativa de parâmetros de transporte de poluentes, pois, em relação aos limites de detecção (LD) do cromatógrafo a ser utilizado nas análises químicas, as concentrações apresentadas estão, em média, 261.100 vezes maiores.


Referência
:
MANÉO, Fernanda Peixoto; MONDELLI, Giulliana; MACEDO, Letícia dos Santos; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Proposta de procedimento para obtenção de uma solução contaminante contendo hexaclorociclohexano (HCH) para ensaios de coluna de adsorção em lote. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MECÂNICA DOS SOLOS E ENGENHARIA GEOTÉCNICA – COBRAMSEG, 16., 2012, Porto de Galinhas. Anais… São Paulo: ABMS, 2012.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo