Estudo da corrosão em meio de etanol

Compartilhe:
Resumo:

O etanol é utilizado como combustível há várias décadas no Brasil. Os estudos de corrosão em meio de etanol vêm sendo desenvolvidos desde 1980. O emprego de técnicas eletroquímicas nos estudos de corrosão, em meio de etanol, é dificultado devido à baixa condutividade do meio. Este trabalho tem como objetivo verificar a corrosividade do etanol, por meio de ensaios de impedância eletroquímica, utilizando-se aço-carbono como eletrodo de trabalho e o aço inoxidável AISI 316 como contra-eletrodo e eletrodo de quase-referência. Foram estudados os meios de etanol anidro de grau analítico sem e com a adição de água e de cloreto de sódio nos limites previstos pela norma ASTM D 4806 (2009).

Referência
PANOSSIAN, Z.; SANTOS, C.A.L.; PIMENTA, G.S Estudo de corrosão em meio de etanol. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTRCORR, 30., 2010., Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABRACO, 2010.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/169038.pdf 

Este trabalho foi apresentado no evento INTERCORR’ 2010 para obter o trabalho completo entre em contato com ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão pelo email: biblioteca@abraco.org.br


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo