Petróleo e gás

Compartilhe:
O artigo técnico intitulado Evaluation of Non-Intrusive Systems for Internal Corrosion Monitoring, que foi apresentado na Rio Pipeline Conference & Exhibition 2017, realizada no Rio de Janeiro entre 24 e 26 de outubro, recebeu o prêmio ‘Calgary Award’ de melhor artigo do evento. Os autores são os pesquisadores Victor Gomes Silva, Gustavo Leitão Vaz e Pedro Altoé Ferreira, da Petrobras, e Anna Ramus Moreira e Neusvaldo Lira de Almeida, do Laboratório de Corrosão e Proteção do IPT.

O estudo apresenta a corrosão interna como um dos maiores problemas que afetam a integridade de dutos e equipamentos de produção e processamento de petróleo, daí a importância do monitoramento como medida para antecipar problemas.
Sistema para ensaios dinâmicos dotado de técnicas não intrusivas de monitoramento da corrosão
Sistema para ensaios dinâmicos dotado de técnicas não intrusivas de monitoramento da corrosão
O trabalho ainda mostra a escolha do equipamento/tecnologia mais adequado para mitigar o processo corrosivo, levando em conta aspectos como custos, logística e segurança.

Para a pesquisadora e coautora Anna Ramus Moreira, responsável pelo projeto no IPT, a premiação é um reconhecimento aos resultados do trabalho conjunto das equipes da Petrobras e do laboratório porque “o ‘Calgary Award’ tem como critério de avaliação o grau de contribuição técnica gerada para a comunidade do setor dutoviário”. Por conta da premiação no evento, o trabalho está automaticamente incluído na programação técnica da International Pipeline Conference, que acontecerá em Calgary, no Canadá, em 2018.

Segundo a pesquisadora, o conhecimento da equipe do IPT em monitoramento da corrosão interna de dutos e tanques tem se aprofundado: “Com a finalização do projeto de pesquisa que gerou o trabalho premiado, novos desafios foram colocados e hoje o laboratório está desenvolvendo quatro projetos de P&D&I na área”.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo