Sistema Aquífero Guarani

Compartilhe:
No dia 21 de setembro de 2011 será lançado o livro “Subsídios ao Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental da área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani no Estado de São Paulo”, produzido pelo IPT e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O lançamento acontecerá após a abertura da Conferência Internacional “Gestão do Sistema do Aquífero Guarani: um exemplo de cooperação”, que será realizada no salão nobre da Faculdade de Medicina Veterinária da USP, às 14h, e tem entrada gratuita.

O Sistema Aquífero Guarani (SAG) é um dos mais importantes reservatórios de água doce do planeta e é compartilhado entre quatro países do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil, se estende por oito estados das regiões centro-oeste, sudeste e sul. De acordo com publicação da Cetesb (2010), cerca de 80% dos municípios paulistas são abastecidos, mesmo que parcialmente, por água subterrânea. “A proteção das águas subterrâneas no estado de São Paulo é de fundamental importância para a garantia e a segurança do conjunto dos recursos hídricos em um futuro próximo”, afirma Bruno Covas, secretário de estado do meio ambiente.
O livro foi produzido pelo IPT e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP
O livro foi produzido pelo IPT e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de SP

A área de ocorrência do SAG possui um clima sub-tropical, recursos hídricos superficiais abundantes e cobre uma área de 1,1 milhão de km2. Sua localização, associada ao grande potencial hídrico, o faz estratégico para o desenvolvimento econômico e social da região.

Para José Luiz Albuquerque Filho, pesquisador do Centro de Tecnologias Ambientais e Energéticas (Cetae) do IPT e coordenador geral do livro, a gestão deste aquífero é fundamental para que o recurso não se perca sem trazer benefícios à sociedade. “A área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani é vulnerável à contaminação. Ele possui águas antigas e sua extração deve ser efetuada com critério, pois sua renovação levaria dezenas de milhares de anos”, afirma.

A Conferência Internacional “A Gestão do Sistema Aquífero Guarani: um exemplo de cooperação” será realizada de 21 a 23 de setembro, e é organizada pelo Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e University of Surrey (Inglaterra). O objetivo é responder as questões da gestão do SAG e garantir uma exploração que maximize os benefícios econômicos, ecológicos e sociais. A discussão levará em conta os resultados, em nível regional, do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do SAG e, em nível global, do Projeto de Artigos sobre Direito Internacional dos Aquíferos Transfronteiriços da Comissão de Direito Internacional da ONU.

Mais informações aqui

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo