O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) foi credenciado no dia 17 de junho pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para a realização de análise técnica do papel termossensível que é adotado nos sistemas de emissão de cupons fiscais (ECF).
Os testes serão realizados em amostras entregues pelos fabricantes do papel, ou pelos convertedores ou, ainda, pelos fabricantes de máquinas para impressão de papel térmico. Serão verificadas as características físicas – como gramatura, espessura e lisura – e a qualidade da impressão térmica.
Serão também executados testes de resistência da impressão térmica, envolvendo variações de temperatura, umidade e incidência de luz, além das ações de cosméticos, filme de PVC e água. A densidade ótica da impressão será mensurada antes e após a execução dos testes, devendo ficar dentro de padrões estabelecidos.
view details
Esse trabalho será feito por meio do Laboratório de Papel e Celulose (LPC), do Centro de Tecnologia de Recursos Florestais (CT-Floresta) do IPT. O credenciamento foi possível graças à aquisição de dois equipamentos, viabilizada pelo projeto de modernização do Instituto: uma máquina de testes de impressão, a Atlantek 400, e outra para verificar as características da superfície do papel segundo o padrão de lisura Bekk.
Foto: Arquivo IPT