Resgate em gruta

Compartilhe:

O Governo do Estado de São Paulo montou uma força-tarefa no dia 31 de outubro para resgatar as pessoas que ficaram presas na Gruta Duas Bocas, localizada no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto, em razão de um soterramento. 
 
Um grupo de especialistas em resgate, acompanhado por técnicos da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e pelo geólogo Marcelo Fischer Gramani, da Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, decolou no mesmo dia em um King Air da PM rumo ao município para reforçar o trabalho. 
 
Uma das funções do profissional do IPT foi realizar uma inspeção geológica-geotécnica da área e, assim, orientar as equipes de busca e resgate por conta da possibilidade de ocorrência de novos deslocamentos de rochas em razão das chuvas intensas que assolavam a região.
 
O geólogo foi entrevistado por diversos veículos da mídia. Ele falou sobre a formação geólogica das grutas, de rochas areníticas, em cujo tipo de estruturação de cavidade é comum a ocorrência de desmoronamentos; a possibilidade de ocorrência de outros eventos no futuro, os riscos de potencialização de acidentes pela ação humana e o relatório em elaboração por uma equipe multidisciplinar sobre o acidente.
 
Confira abaixo algumas das entrevistas do pesquisador do IPT para a TV Clube (afiliada da TV Band em Ribeirão Preto), Rádio CBN e Domingo Espetacular, da Rede Record.

 
 




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo