Padrões para os paletes

Compartilhe:
Definir normas, regras e modelos é uma questão fundamental em diversos mercados, incluindo o da logística no qual a cadeia completa envolve uma série de players que precisam atuar de maneira harmoniosa. Um dos itens fundamentais para tornar mais eficientes as operações de transporte é o palete, que é um estrado de madeira, metal ou plástico destinado à movimentação de cargas. Para atender às necessidades do segmento em relação a esse item, o Comitê de Logística da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) deu início em 1988 a uma série de discussões com entidades para a definição de um modelo e, dois anos depois, surgia o Palete Padrão Brasil, ou PBR – a marca registrada pela associação completa, em 2015, 25 anos de existência.

Palete Padrão Brasil, ou PBR, completa 25 anos de existência em 2015
Palete Padrão Brasil, ou PBR, completa 25 anos de existência em 2015
O desenvolvimento dos protótipos para o palete contou com o auxílio dos fabricantes Matra do Brasil e Canozo Madeiras, e a Abras contratou naquele momento os antigos Núcleo de Embalagem e Acondicionamento e Divisão de Produtos Florestais do IPT para prestar o apoio técnico com ensaios laboratoriais e de campo, feitos em conjunto com a extinta transportadora Dom Vital. Após a execução dos testes, todos os integrantes do grupo (gestores de logística, representantes de entidades, fabricantes de paletes e equipe técnica do IPT) chegaram a um consenso sobre o produto final e nascia então o PBR, com as dimensões de 1 m x 1,2 m e capacidade de carga de 1.200 kg, feito de madeira de reflorestamento de pinus e eucalipto. Atualmente, o IPT presta serviços para o setor por meio de ensaios de desempenho e de caracterização de paletes, assim como de estruturas porta-paletes.

Confira abaixo a reportagem \’Parabéns para o palete\’, publicada na edição de outubro da Revista Tecnologística, que conta com detalhes a iniciativa:

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo