Flutuador em Brasília

Compartilhe:
O jornal DFTV (Brasília) começou ontem, 10 de setembro, uma investigação sobre a qualidade do Lago Paranoá com a ajuda do equipamento conhecido como flutuador, desenvolvido em um projeto entre a Rede Globo e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Em 2009, o flutuador foi utilizado na medição do Rio Tietê e agora irá navegar nas águas e barragens que alimentam o Distrito Federal, para produção de uma série de reportagens que foram transmitidas pela emissora.

O Diretor do Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval), Carlos Daher Padovesi, foi entrevistado para resgatar o histórico desse projeto em matéria veiculada na ultima sexta-feira, dia 08 de setembro. A reportagem explica que o equipamento fabricado em isopor, coberto com material compósito (fibra de vidro + resina epóxi), teve a geometria projetada dentro do CNaval, assim como sua usinagem, executada por um sistema automatizado com braço robótico. O flutuador, fornecido pela rede Globo, é composto por duas microcâmeras, um GPS para informar sua localização e um sensor para medir o nível de oxigênio na água.

Confira a primeira matéria na integra: [vid=108,chapeu=Flutuador – Jornal DFTV (Brasília) da Rede Globo – 8 de setembro,breve_descricao=]


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo