Micro(nano)encapsulação de princípios ativos e caracterização de produtos

Compartilhe:
A microencapsulação envolve um conjunto de técnicas específicas que permitem a preparação de partículas funcionais, constituídas por um material de suporte (agente encapsulante) e um composto ativo distribuído em seu núcleo. A tecnologia de microencapsulação condiciona um controle extremamente rígido de propriedades específicas do produto, que tem a sua ação controlada ou programada.

O IPT atua na área de microencapsulação há 15 anos e conta com uma equipe multidisciplinar, atendendo aos setores de alimentos, farmacêutico, veterinário, agroquímico, de cosméticos e higiene pessoal, entre outros. Além das inovações em processos de microencapsulação, desenvolve produtos por técnicas convencionais (spray drying, coacervação, emulsificação e extração de solvente, gelificação iônica, gelificação e solidificação de gotas, polimerização interfacial etc.). O IPT busca também a inovação por meio da utilização de novos agentes encapsulantes provenientes da biodiversidade brasileira.

São exemplos dessa atuação:

Geração de Produtos Micro(nano)encapsulados
  • Desenvolvimento de micro(nano)cápsulas que atendam a necessidades específicas de aplicação do cliente, mediante a manipulação de propriedades como: tamanho médio de partícula, resistência química, estabilidade térmica, shelf-life, propriedades organolépticas, perfil de liberação do ativo e especificidade.
  • Produção em pequena escala (bancada e piloto) de produtos microencapsulados, com dimensões que variam de 100 nm a 5 mm.

Formulações contendo produtos micro(nano)encapsulados
  • Desenvolvimento de formulações complexas, conjugando componentes micro(nano)encapsulados, veículos e aditivos (por exemplo, suspensões e emulsões).

Processos de Microencapsulação
  • Seleção adequada do melhor processo de micro(nano)encapsulação a partir da plataforma tecnológica de domínio do IPT, visando atender às necessidades técnicas, econômicas e produtivas do cliente.
  • Adaptação de operações unitárias à implementação industrial de tecnologias para processamento de micro(nano)encapsulados.

Caracterização de Sistemas Particulados
  • Emprego de diferentes técnicas analíticas para caracterização físico-química de produtos micro(nano)particulados. Entre as propriedades passíveis de serem avaliadas, destacam-se: tamanho médio de partícula, aspectos morfológicos, área superficial específica, densidade real e aparente, porosidade, fluidez (ângulo de repouso, ângulo de queda, índice Carr e Hausner), ângulo de contato (molhabilidade), energia de superfície, cristalinidade, propriedades térmicas, umidade e composição química.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo