Certificação Metroferroviária com qualidade e segurança

Compartilhe:

Sexta-feira, dia 20 de março, realizou-se no IPT o ‘2º Encontro IQF (Instituto da Qualidade Ferroviária) – Certificação Metroferroviária – Qualidade com segurança’. Trata-se de uma certificação inédita no Brasil, com foco em qualidade e segurança no transporte sobre trilhos.

O IPT e o IQF preparam o lançamento da primeira certificação voluntária metroferroviária nacional, com debates sobre experiências de qualidade em outros modais de transporte. Pela Diretoria do Instituto, Adriano Marim, diretor de Operações, deu as boas-vindas a todos e toas participantes.

O encontro marcou o lançamento da primeira certificação voluntária voltada ao setor metroferroviário brasileiro, iniciativa inédita que busca estabelecer referências técnicas, ampliar a segurança operacional e fortalecer a competitividade do sistema ferroviário urbano e de passageiros.

 “A certificação nasce como um instrumento de apoio ao setor. Ela ajuda a organizar referências, valoriza quem já trabalha com qualidade e cria um ambiente mais confiável para decisões técnicas, regulatórias e de investimento”, afirma Sergio Inácio Ferreira, pesquisador do Laboratório de Infraestrutura em Energia na unidade Energia do IPT e atual presidente do IQF. O evento incluiu painéis temáticos e debates intermodais, compartilhando experiências consolidadas em processos de certificação e gestão da qualidade e trazendo aprendizados aplicáveis ao transporte sobre trilhos.

Reuniram-se representantes do poder público, da indústria, de operadores, da comunidade científica, de agências reguladoras e especialistas de diferentes modais, promovendo uma troca qualificada de experiências. “A realização deste evento no IPT reforça a relevância do encontro, dada a atuação histórica da instituição no apoio à indústria nacional, à inovação tecnológica e à modernização do transporte metroferroviário, estratégico para o desenvolvimento e a competitividade nacionais”, pontuou Ferreira. A certificação IQF terá regulamento técnico em OCP acreditada pelo Inmetro, neste caso, o próprio IPT. “A empresa certificada poderá usar o selo IPT em seus produtos”, explica a Aline Cotta Dinis, coordenadora do Organismo Certificador de Produtos do IPT.

Para Massimo Giavina, vice-presidente do Simefre e diretor do IQF, a folha de serviços do IPT ao setor metroferroviário nacional é extensa e bem-sucedida. “Em 1978 a orientação do IPT na instalação de trens do Metrô do Rio de Janeiro foi exemplar, sempre atuando com isenção e competência em testes, qualificação e certificação nesta área. O Instituto é um patrimônio nacional.”

Para Henrique Oliveira Mendes, coordenador-geral do Departamento de Obras e Projetos da Secretaria Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, qualidade e segurança são fundamentais no transporte metroferroviário. “Quando ocorre um acidente com uma composição de carga, o prejuízo é certo. Mas se ocorre com passageiros, torna-se uma catástrofe. Por isso é tão importante este processo de pesquisa e certificação envolvendo o IPT, numa sinergia entre indústria e academia. Além da carga, o transporte de passageiros também é uma meta do governo.”

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Acessar o conteúdo