
A cidade de São Paulo, que recebeu o selo Platina no programa ‘Compromisso SP Carbono Zero 2050’, celebrou 472 anos no dia 25 de janeiro podendo contar com a parceria técnica de instituições de pesquisa como o IPT.
Selo Platina é um reconhecimento estadual de que a capital está comprometida com a redução e a compensação de suas emissões de carbono. Isso inclui ter um inventário de emissões e um plano de ação climática estruturado, contando com conhecimento científico e tecnológico consolidado, para o que pode contar com o apoio de instituições de pesquisa capacitadas como o IPT.
A expertise do CCD Cidades Carbono Neutro é um bom exemplo. Equipes do IPT e parceiras, que têm tradição no apoio tecnológico ao município em diversas áreas tais como cidades inteligentes e urbanismo; gestão territorial e riscos urbanos; meio ambiente e desenvolvimento sustentável, incluindo arborização; mobilidade e transporte; infraestrutura e construção civil; tecnologias digitais e Internet das Coisas.
“O Distrito de Inovação do Governo do Estado de São Paulo, o mapeamento de ruído, a avaliação de uniformes escolares com foco na qualidade e durabilidade do material são alguns casos exemplares de parcerias conjuntas com a prefeitura paulistana; e sempre prontos para novos desafios em nossas áreas de competência”, pontuou o diretor-presidente do IPT Anderson Correia.
O projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento – o CCD Cidades Carbono Neutro – implementado conjuntamente pela FAPESP e IPT no final de 2024 conta com recursos da ordem de R$ 31 milhões para um período inicial de cinco anos. Tem a participação de mais de cem pesquisadores e 36 instituições, entre universidades e institutos de pesquisa do país e do exterior, empresas, prefeituras, secretarias, órgãos do governo, entidades do terceiro setor e representantes da sociedade civil.
As frentes de trabalho desse projeto incluem utilização de gêmeos digitais e computação, para monitorar e melhorar a eficiência de edificações, políticas públicas e criação de redes de inovação e parcerias estratégicas. O CCD Cidades Carbono Neutro apoia municípios na mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Atualmente, as cidades paulistas de São José dos Campos, Santos, Sorocaba e Cubatão participam e são parceiras do projeto.