Compatibilização de ensaios de caracterização magnética estática de materiais ferromagnéticos através de correções pelo fator desmagnetizante

Compartilhe:

Resumo:

Materiais ferromagnéticos como aços utilizados na construção de grandes máquinas elétricas devem ter suas propriedades magnéticas bem determinadas para garantir a eficiência destes equipamentos. Isso é feito através de ensaios magnéticos, cujos resultados são fortemente impactados pela geometria e pelos métodos de medição. A caracterização estática normalmente é realizada através de ensaios de anel de Rowland, que têm uma série de limitações. O uso de corpos de prova com geometrias mais simples, como cilindros curtos ou discos, permite ensaios em equipamentos semelhantes à permeâmetros, que têm operação simplificada e apresentam diversas vantagens, como a possibilidade de atingir a saturação magnética das amostras. Estas geometrias achatadas causam descontinuidades no circuito magnético de medição com a consequente formação de intensos campos desmagnetizantes e correções devem ser realizadas nas medidas da intensidade do campo aplicado para determinar a intensidade resultante no interior do material sob teste. O problema se agrava em baixas intensidades de campo, próximas ao pico de permeabilidade máxima do material. O procedimento destas medições e as correções necessárias são descritas neste trabalho, permitindo compatibilizar os resultados de diferentes tipos de ensaios numa ampla faixa operacional que se estende da região do pico de permeabilidade até a saturação magnética.

Referência:

MARTINS, Ramon Valls. Compatibilização de ensaios de caracterização magnética estática de materiais ferromagnéticos através de correções pelo fator desmagnetizante. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE METROLOGIA ELÉTRICA, 16., 2025, Maceió. Anais… 10 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca GITE/IPT, para acessar o trabalho em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/180053.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo