Prefeitura de Jundiaí recebe Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização e Plano Municipal de Redução de Riscos, elaborados pelo IPT
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou a entrega para a Prefeitura Municipal de Jundiaí da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização (CGAU) e do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR), com a setorização de risco em 46 áreas sujeitas a deslizamentos de terra. O projeto teve a duração de 12 meses e a contratação foi feita por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e da Defesa Civil Municipal.

Para a execução da carta geotécnica, os pesquisadores e técnicos do IPT realizaram o mapeamento das áreas suscetíveis a processos geológicos e hidrológicos, e estabeleceram diretrizes para a ocupação segura e sustentável do uso e ocupação do solo. “A carta irá auxiliar a Prefeitura de Jundiaí nas atividades de planejamento e gestão territorial, assim como na elaboração e revisão do plano diretor municipal, no zoneamento de uso e ocupação do solo e parcelamento do solo urbano e, além disso, no aproveitamento de agregados minerais e no licenciamento urbanístico-ambiental de empreendimentos”, afirma o pesquisador do Seção de Planejamento Territorial, Recursos Hídricos, Saneamento e Florestas, Omar Yazbek Bitar.
Ainda segundo o pesquisador, o estudo poderá auxiliar a gestão de riscos, especialmente nas ações de prevenção, para evitar a ocupação de áreas suscetíveis a processos geológicos e/ou hidrológicos, tendo em conta os cenários de mudanças climáticas e a demanda por soluções de adaptação que possam aumentar a resiliência municipal a eventos extremos.
No caso do Plano Municipal de Redução de Riscos, o documento contém o mapeamento, a setorização de áreas de risco e as indicações das intervenções necessárias para a sua redução em assentamentos precários na cidade. “O plano irá orientar as ações de proteção e defesa civil, bem como as intervenções estruturais e não estruturais que devem ser realizadas para fins de redução de risco nas áreas mapeadas”, completa a pesquisadora da Seção de Investigações, Riscos e Gerenciamento Ambiental, Alessandra Cristina Corsi. O projeto incluiu ainda um curso de capacitação que contou com a participação de 55 técnicos municipais, treinados para que possam atuar no mapeamento de áreas de risco.
A Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização foi a primeira elaborada para o município de Jundiaí, enquanto o Plano Municipal de Redução de Riscos foi atualizado – a última versão havia sido elaborada em 2006.