Pesquisador do IPT participa do II Fórum Nacional que reuniu representantes de diversos ministérios e instituições
Neste mês de dezembro ocorreu o II Fórum Nacional de Tecnologia Assistiva, organizado pelo Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva (CITA), em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e Ministério da Educação.
O evento teve a participação de importantes representantes da área de tecnologias assistivas, como ICTs, órgãos regulatórios, empresas, entidades civis, além da presença de representantes de diversas pastas ministeriais do Governo Federal. O IPT foi convidado para o evento e foi representado pelo Laboratório de Estruturas Leves, o qual faz parte da rede de laboratórios de tecnologia assistiva financiada pela FINEP, a SisAssistiva.

Durante os dias 02 a 04, foram discutidos em Brasília formas para fomentar e promover o desenvolvimento e a adoção de tecnologias assistivas. O evento também teve o objetivo de avaliar e revisar o Plano Nacional de Tecnologia Assistiva, publicado em 2021 e estruturado em 5 eixos: (1) Pesquisa, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo; (2) Capacitação de recursos humanos; (3) Promoção da cadeia produtiva nacional; (4) Regulamentação, certificação e registro; e (5) Promoção do acesso.
O pesquisador Mario Batalha destacou um produtivo encontro durante o evento entre as ICTs com representantes da ABNT, Inmetro, Anvisa e MCTI, a fim de compreender e melhorar o acesso aos procedimentos regulatórios e o desenvolvimento de agentes promotores, de forma a garantir o emprego das tecnologias desenvolvidas pelos usuários finais.