Diretoria executiva do IPT discute parceria para o fortalecimento da indústria nacional, com ênfase no setor químico, no adensamento de cadeias produtivas e no desenvolvimento da cadeia de terras raras
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) participou nesta quinta-feira, 23 de outubro, de uma reunião com a secretária de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Júlia Cruz, em Brasília.

O encontro teve como objetivo aprofundar o diálogo institucional e discutir possibilidades de parceria estratégica para o fortalecimento da indústria nacional, com ênfase no setor químico, no adensamento de cadeias produtivas e no desenvolvimento da cadeia de terras raras, considerada essencial para a transição energética e a indústria de tecnologias avançadas.
Durante a agenda, o IPT apresentou sua história, capacidades técnicas e principais projetos de inovação, destacando o papel do Instituto no apoio tecnológico a empresas e governos em temas como sustentabilidade, descarbonização, economia verde e materiais críticos. Também foram debatidos os desafios para impulsionar o desenvolvimento industrial brasileiro com base em ciência, tecnologia e inovação.
“O domínio tecnológico sobre as terras raras e os novos materiais é estratégico para o Brasil. Essa agenda une sustentabilidade, soberania e inovação – pilares que o IPT têm buscado fortalecer em parceria com o setor público e a indústria”, afirmou Anderson Correia, diretor-presidente do IPT.