Oportunidades – bolsistas

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Oportunidade de Bolsa FAPESP (TT4) – Desenvolvimento de Revestimentos para Placas Bipolares Metálicas em Eletrolisadores PEMWE

Está disponível uma vaga para bolsista FAPESP na modalidade TT4 no projeto “Desenvolvimento de revestimento eficiente para proteção contra a corrosão nas placas bipolares metálicas dos eletrolisadores de água tipo PEMWE”, em andamento no Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba/PR.

O projeto é conduzido pelo IPT no âmbito do Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Energias do Futuro – CENF, que busca soluções inovadoras para viabilizar a implementação do hidrogênio de baixo carbono. O objetivo principal é desenvolver revestimentos que apresentem baixa taxa de corrosão, baixa resistência de interface, estabilidade operacional e compatibilidade com eletrolisadores tipo PEMWE.

A bolsa TT4, fornecida pela FAPESP, terá duração de até 24 meses, com um valor mensal de R$ 4.320,00 e início previsto para junho de 2025.

Requisitos para candidatura:

O candidato deve possuir:
Graduação em Química, Física, Engenharia Química, Materiais ou áreas afins;
Título de Mestre, com ênfase em corrosão e filmes protetivos;
Experiência em:

  • Estudos de corrosão, incluindo mecanismos de degradação de diferentes materiais e desenvolvimento de métodos para prevenção e controle;
  • Processos de eletrodeposição;
  • Desenvolvimento de filmes por PVD (Physical Vapor Deposition).

Como se candidatar:

Interessados devem enviar um e-mail para adler.souza@sistemafiep.org.br com o assunto “Bolsa TT4 – [Seu Nome]”, incluindo:
-Currículo atualizado;
-Lista de publicações;
-Nome e e-mail de duas pessoas que possam fornecer cartas de recomendação.

Oportunidade de Bolsa FAPESP (TT5) – Desenvolvimento de Revestimentos para Placas Bipolares Metálicas em Eletrolisadores PEMWE

Está disponível uma vaga para bolsista FAPESP na modalidade TT5 no projeto “Desenvolvimento de revestimento eficiente para proteção contra a corrosão nas placas bipolares metálicas dos eletrolisadores de água tipo PEMWE”, em andamento no Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba/PR.

O projeto é conduzido pelo IPT no âmbito do Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Energias do Futuro – CENF, que busca soluções inovadoras para a implementação do hidrogênio de baixo carbono. O objetivo principal é desenvolver revestimentos com baixa taxa de corrosão, baixa resistência de interface, estabilidade operacional e compatibilidade com eletrolisadores tipo PEMWE.

A bolsa TT5, fornecida pela FAPESP, terá duração de até 24 meses, com um valor mensal de R$ 9.320,00 e início previsto para junho de 2025.

Requisitos para candidatura:

O candidato deve possuir:
Graduação em Química, Física, Engenharia Química, Materiais ou áreas afins;
Título de Doutor, com ênfase em corrosão e filmes protetivos;
Experiência em:

  • Estudos de corrosão, incluindo mecanismos de degradação de diferentes materiais e desenvolvimento de métodos para prevenção e controle;
  • Processos de eletrodeposição;
  • Desenvolvimento de filmes por PVD (Physical Vapor Deposition).

Como se candidatar:

Interessados devem enviar um e-mail para adler.souza@sistemafiep.org.br com o assunto “Bolsa TT5 – 1.1 – [Seu Nome]”, incluindo:
– Currículo atualizado;
– Lista de publicações;
– Nome e e-mail de duas pessoas que possam fornecer cartas de recomendação.

Oportunidade de Bolsa FAPESP (TT5) – Otimização de Sistemas Híbridos para Veículos Elétricos

Está disponível uma vaga para bolsista FAPESP na modalidade TT5 no projeto “Otimização de sistemas híbridos (células a combustível e baterias) para aplicação em veículos elétricos a partir de simulação e modelagem utilizando MATLAB”, em andamento no Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica, em Curitiba/PR.

O projeto é conduzido pelo IPT no âmbito do Centro de Ciências para o Desenvolvimento em Energias do Futuro – CENF, que busca soluções inovadoras para a implementação do hidrogênio de baixo carbono.

O objetivo principal é desenvolver modelos computacionais dos principais componentes de uma planta de células a combustível, incluindo:

-Stack, sistemas de injeção, trocadores de calor, bombas e outros subsistemas;
-Proposição de melhorias nos componentes para aprimoramento do desempenho do sistema;
-Modelagem do sistema híbrido, integrando células a combustível e packs de baterias;
-Dimensionamento otimizado dos componentes e do “balance of plant” do sistema híbrido, alinhado à demanda de potência do veículo.

A bolsa TT5, fornecida pela FAPESP, terá duração de até 24 meses, com um valor mensal de R$ 9.320,00 e início previsto para junho de 2025.

Requisitos para candidatura:

O candidato deve possuir:
– Graduação em Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química ou áreas afins;
– Título de Doutor com ênfase em modelagem e simulação de sistemas energéticos;
– Experiência avançada em MATLAB e Simulink com foco em simulações que envolvam eletrônica de potência, controle e sistemas de energia.
– Conhecimento em:

  • Modelagem matemática e simulação de sistemas baterias, modelos de powertrain e veículos elétricos;
  • Otimização de componentes;
  • Modelagem de sistemas híbridos contendo células a combustível e baterias
  • Dimensionamento e balanceamento de sistemas híbridos de acordo com a demanda de potência veicular.

Como se candidatar:

Interessados devem enviar um e-mail para adler.souza@sistemafiep.org.br com o assunto “Bolsa TT5 – 1.1 – [Seu Nome]”, incluindo:
– Currículo atualizado;
– Lista de publicações;
– Nome e e-mail de duas pessoas que possam fornecer cartas de recomendação

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