Modelagem numérica aplicada à escavação de túneis NATM em maciços rochosos cristalinos estruturalmente complexos

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Resumo:

Cinco modelos numéricos foram construídos em software de elementos finitos 3D, que simulam a escavação de 200 m de um túnel rodoviário NATM em maciço rochoso cristalino no ambiente da Serra do Mar, no litoral norte do estado de São Paulo, nos quais, em cada modelo, realizaram-se incrementações na complexidade geológica do maciço rochoso, variação nos valores dos parâmetros de resistência e deformabilidade, bem como nos valores de tensão in situ. Como aumento de complexidade geológica entendese a inserção de contatos estruturais entre diferentes litologias e transições de zonas de maciços rochosos com valores alternados de RMR, bem como a consideração de valores de k (razão entre tensão horizontal média e tensão vertical) diferentes de 1. Os resultados mostram que a consideração das complexidades geológicas e geotécnicas influenciam nos valores de deslocamento e tensões diferenciais induzidas durante as escavações do túnel, proporcionando, ou não, a plastificação do maciço nos contornos da escavação. Os valores de deslocamentos calculados podem diferenciar de duas até dez vezes de um modelo para a outro, em função das complexidades consideradas. Todos os cinco modelos consideraram o maciço rochoso como elasto-plástico perfeito e com superfície de plastificação coincidente com o critério de ruptura de Mohr-Coulomb.

Referência:

SANTOS, Felipe Schaefer; CAMPANHA, Ginaldo Ademar da Cruz. Modelagem numérica aplicada à escavação de túneis NATM em maciços rochosos cristalinos estruturalmente complexos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TÚNEIS E ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS, 6.; LATIN AMERICAN TUNNELLING SEMINAR-LAT, 2025, São Paulo. Palestra… 11 slides.

Acesso aos slides da apresentação da Palestra em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf/179541.pdf

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