Resumo:
A poluição do ar é uma preocupação ambiental. A atmosfera de centros urbanos é caracterizada por uma elevação nos níveis de poluentes. A dispersão dos poluentes atmosféricos é facilitada quando o tráfego de veículos ocorre em ruas abertas. Porém, na cidade de São Paulo, foram priorizadas soluções urbanísticas com o uso do espaço subterrâneo. As normas brasileiras aplicáveis aos túneis visam emergências e os sistemas operacionais previstos nestas normas estão limitados ao interior dos túneis, não havendo protocolos de monitoramento nos emboques. Este artigo apresenta as medições de monóxido de carbono realizadas em dois túneis da cidade de São Paulo, com comprimento maior que 1.000 m, entre os meses de julho e novembro de 2023. Foi possível demonstrar que, os níveis de monóxido de carbono, nos emboques com fluxo de saída de veículos dos túneis da cidade de São Paulo alcançaram níveis de monóxido de carbono de 9 a 177 ppm nos momentos de monitoramento, ultrapassando desta forma, o índice de qualidade do ar classificado como bom pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (0 a 9 ppm de CO). Dentro deste contexto, o presente artigo busca alertar que a exposição prolongada ao monóxido de carbono nas proximidades dos emboques dos túneis pode provocar efeitos tóxicos continuados para a população circunvizinha.
Abstract:
Air pollution is an environmental concern. The atmosphere of urban centers is characterized by an increase in pollutant levels. The dispersion of air pollutants is facilitated when vehicle traffic occurs on open streets. However, in the city of São Paulo, urban solutions using underground space have been prioritized. The Brazilian standards applicable to tunnels are aimed at emergencies and the operational systems provided for in these standards are limited to the interior of the tunnels, with no monitoring protocols at the junctions. This article presents the carbon monoxide measurements carried out in two tunnels in the city of São Paulo, longer than 1,000 m, between July and November 2023. It was possible to demonstrate that the levels of carbon monoxide at the junctions where vehicles exit the tunnels in the city of São Paulo reached carbon monoxide levels of 9 to 177 ppm at the times of monitoring, thus exceeding the air quality index classified as good by CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (0 to 9 ppm CO). In this context, this article seeks to warn that prolonged exposure to carbon monoxide in the vicinity of tunnel embankments can cause ongoing toxic effects for the surrounding population.
Referência:
MOTTA, Tomilla da Costa Lacerda; SCABBIA, André Luiz Gonçalves; INNOCENTINI, Murilo Daniel de Mello. Avaliação dos níveis de monóxido de carbono nos embarques dos Túneis Ayrton Senna e Presidente Roosevelt. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.8, n.27, p.30-43 dez., 2024.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/218