Resumo:
O presente trabalho apresenta, de forma sintética, resultados selecionados de um extenso projeto no qual foram estudadas as principais propriedades de juntas para aplicação no setor automotivo e de transporte de carga. As juntas estudadas foram produzidas por quatro técnicas de união distintas: soldagem MIG, soldagem por FSW – Friction Stir Welding, fixação mecânica com rebites e união com adesivos. Tais juntas foram caracterizadas em termos de suas propriedades de resistências mecânicas, com a finalidade de se avaliar seus desempenhos em tração e em fadiga, principalmente. Os resultados obtidos pela avaliação experimental conduzida permitiram um aprofundamento do conhecimento de limitações e de aplicabilidades referentes às principais técnicas de união em juntas de ligas de Al, para uso em estruturas de veículos automotores.
Abstract:
The present work presents the main results obtained from an extensive project in which the main properties of joints for application in the automotive and cargo transport vehicles were studied. The joints studied were produced by four different joining techniques: MIG welding, welding by FSW – Friction Stir Welding, mechanical fastening with rivets and joining with adhesives. Such joints were characterized in terms of their mechanical properties, with the purpose of evaluating their behaviour during tensile and fatigue tests. The results obtained from the experimental study carried out allowed for a deeper knowledge of limitations and applicability associated to the joining techniques for joints of Al alloys for the automotive industry.
Referência:
GONÇALVES, Marcelo; DANNINGER, Leonardo Rodrigues; BRAGA, Ana Paola Villalva. Estudo de propriedades de juntas de ligas de alumínio para uso em veículos automotores. In: CONGRESSO ANUAL DA ABM, 77., 2024, São Paulo. Anais… p.1964-1975.
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