Estudos de ruptura de um talude em paleovale com solos coluvionar e residual pelo método simplificado de biship e retroanálise computacional da ruptura já existente

Compartilhe:

Resumo:

Este artigo apresenta e discute os procedimentos técnicos adotados na elaboração de projeto para a estabilização de um maciço em corte, que já havia sofrido ruptura parcial, decorrente das condições geológico-geotécnicas locais e associada à precipitação ocorrida na época do colapso. Estudos efetuados indicaram que a solução de retaludamento era a mais apropriada, principalmente pelo baixo custo e pelas limitações impostas pelas condições físicas locais, bem como pelas características geológico-geotécnicas peculiares, como a presença de estruturas geológicas reliquiares (foliações), matacões e, principalmente, pela sua localização em um paleovale, de idade pretérita (no tempo geológico). Posteriormente, esse ambiente foi preenchido com camada de solo coluvionar depositada sobre solo residual, que caracteriza o ambiente atual do local em que foram desenvolvidos os estudos de retaludamento. Utilizou-se o Método Simplificado de Bishop, fundamentado nos parâmetros geotécnicos obtidos por meio de ensaios de SPT (Standard Penetration Test), bem como de estudos por meio de modelagens de retroanálise computacional efetuadas em ruptura já existente no local.

Referência:

SILVA, Bianca Nascimento; IYOMASA, Wilson Shoji. Estudos de ruptura de um talude em paleovale com solos coluvionar e residual pelo método simplificado de biship e retroanálise computacional da ruptura já existente. Revista Observatório de la Economía Latinoamericana, v.22, n.9, p.01-13, 2024.

Acesso ao artigo no site do Periódico:

https://ojs.observatoriolatinoamericano.com/ojs/index.php/olel/article/view/6575

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo