Proposição de critérios para avaliação técnica de simuladores numéricos de manobras de combois fluviais

Compartilhe:

Abstract:

Com o crescimento da utilização de comboios fluviais de grande porte nas hidrovias brasileiras, particularmente na região Norte do país, houve um aumento do desenvolvimento de simuladores numéricos de manobras para estas embarcações, tanto do tipo fast time como do tipo real time (ou simulador de passadiço). O IPT, a partir de uma grande série de medições em escala real de manobras de comboios de diferentes portes e de vários ensaios de manobras com modelos reduzidos em Tanque de Provas, desenvolveu um sistema de simulação fast time. A análise crítica do conjunto de simulações de manobras realizadas no sistema do IPT proporcionou o desenvolvimento de critérios para avaliação técnica das respostas dos simuladores numéricos de manobras, os quais são apresentados no presente artigo. Os critérios de avaliação propostos são baseados na realização, nos simuladores numéricos, de testes de consistência de resultados de manobras-padrão e da curva de verificação da estabilidade direcional (velocidade angular versus ângulo de lemes ou ângulo de propulsores azimutais).

Referência:

MENDES, Maria Aparecida Padilha Gandara; PADOVEZI, Carlos Daher. Proposição de critérios para avaliação técnica de simuladores numéricos de manobras de combois fluviais. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO HIDROVIÁRIO INTERIOR, 13., 2023, Belém. Anais… 4 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca GITEB/IPT para acessar o trabalho em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178597.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo