Modelagem hidrológica como instrumento de planejamento urbano e governança climática na cidade de São Paulo (Capítulo de Livro)

Compartilhe:

Resumo:

Este capítulo relata a aplicação de um projeto piloto para a bacia do ribeirão do Lajeado, um dos seis córregos que cortam a subprefeitura do Itaim Paulista, região periférica do extremo leste da cidade de São Paulo, dentro do contexto do Laboratório do Mundo Real (LMR), um novo formato de produzir conhecimento dirigido à transformação do mundo real integrando conhecimentos científicos e não científicos de várias disciplinas para resolver problemas sociais e ambientais. O capítulo aborda um estudo de caso realizado em uma zona eixo de transformação urbana prevista, onde há uma coincidência entre a rede hídrica, a rede de mobilidade da cidade e áreas de vulnerabilidade social. Aproveita-se dessa infraestrutura de mobilidade prevista e da positividade de agentes locais para colocar em evidência as questões ambientais ligadas à segurança hídrica e à crise climática que necessitam ser cada vez mais pautas constantes no desenvolvimento urbano em áreas periféricas, onde existe uma intrincada relação entre o sistema social e ambiental relativo à ocupação das bacias hidrográficas urbana.

Referência:

KOURY, Ana Paula; FALCETA, Filipe Antonio Marques; LONGO, Marlon Rubio. Modelagem hidrológica como instrumento de planejamento urbano e governança climática na cidade de São Paulo. In: TAVARES, Jeferson; ANELLI, Renato (Orgs). Notas introdutórias sobre infraestruturas e mudanças climática [recurso eletrônico]. Curitiba: Editorial Casa, 2023. p. 246-263.

Acesso ao trabalho no site da Biblioteca:

http://aleph.ipt.br/exlibris/aleph/a22_1/apache_media/BT8MEE68VPDLKSI5P99PB7AMUQV5TK.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo