Otimização da gestão da inovação com IA conversacional

Compartilhe:

Resumo:

A startup MatchIT lançou o produto de mesmo nome como uma plataforma de matches entre empresas que contratam e que fornecem tecnologia no ano de 2022. Após os primeiros meses de operação, percebeu-se que o lado da demanda trazia baixa maturidade na descrição de requisitos, com variações em completude técnica e visão de negócios a depender do perfil de usuário e seu papel dentro da empresa que busca inovações digitais. Com isso, fez-se necessário desenvolver um segundo produto, a plataforma Transform, permitindo guiar grupos de profissionais em uma empresa no processo de
gestão da inovação digital, passando de forma coletiva pelas etapas de ideação, proposta
de solução e refinamento de requisitos antes de se chegar a uma demanda completa e de
qualidade para um match no ecossistema de fornecedores. A Transform visa, então, entregar às empresas contratantes um processo digital guiado de gestão da inovação, conduzido por um consultor virtual capaz de interagir via chat com diferentes membros das empresas clientes. Esse “consultor” é a solução que foi estabelecida de forma colaborativa entre a startup e os parceiros IPT – no programa IA
FACTORY, e CEIA-UFG no programa Embrapii. Ele se desenvolve como um agente conversacional autônomo, baseado em IA, para servir como mediador durante as várias etapas do processo de definição de requisitos de projetos de tecnologia e inovação. Ele acompanha conversas de texto ocorrendo em aplicativos de mensagens instantâneas entre vários membros e interage via texto com os participantes, de forma a conduzir a conversa na direção da construção do mapa de requisitos, fazendo perguntas e oferecendo sugestões. Em adicional, o agente funciona como memória e fonte da verdade desse processo, por exemplo provendo detalhes do histórico de conversas, quando diretamente requisitado ou recuperando a conclusão de discussões de etapas passadas. O nível de maturidade tecnológica da solução ao longo do ciclo de inovação aberta apresentado neste case evoluiu de TRL 3 – TRL 4 (prova de conceito experimental de características e funções críticas e verificação funcional de subsistema em ambiente interno) para TRL 6-7, tendo sido implementado o protótipo (prova de conceito) em
ambiente operacional e em fase inicial de utilização. Como próxima fase, a exposição da solução ao mercado para utilização e feedbacks contínuos é essencial, e inicia-se a parceria – futura JV – com a 100 Open Startups como parte desse caminho.

Referência:

RAMOS, Roseane J.L.; BRITO, Adriana Camargo de; KUDO, Taciana. Otimização da gestão da inovação com IA conversacional. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE CASES DE OPEN INNOVATION, 2., 2024, São Paulo. Anais… 7 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca GITEB/IPT para acessar o trabalho em PDF:

https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/178983.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo