Bioenergia: O Laboratório de Bioenergia e Eficiência Energética (LBE) tem utilizado tecnologias de conversão térmica em diversas biomassas na produção de energia limpa. Esses resíduos sólidos estão sendo apontados como uma classe promissora de matérias-primas com alto poder energético na busca por substituintes aos combustíveis fósseis, reduzindo a emissão de poluentes atmosféricos e contaminantes, principalmente o dióxido de Carbono (CO2).
Por meio dos tratamentos térmicos como combustão, gaseificação e pirólise, as biomassas geradas das atividades econômicas no Brasil, como os resíduos agroindustriais, industriais e urbanos, permitem gerar bioenergia, diminuindo o consumo dos combustíveis derivados do petróleo. Para essas atividades voltadas à geração de energia, o LBE apresenta infraestrutura física e capacitação técnica para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento, buscando solucionar problemas industriais e realizando os serviços tecnológicos por meio de ensaios e caracterização das biomassas.
Além disso, o laboratório dispõe de uma unidade móvel que permite realizar avaliações de desempenho e diagnósticos de equipamentos em escala industrial em campo, um conjunto de instrumentação composto de analisadores de gás, sistemas de limpeza de gases, sondas de amostragem e sistemas de aquisição de dados.
Eficiência Energética: atualmente, o Brasil é dependente dos combustíveis derivados do petróleo na geração de energia. Nessa classe, o LBE apresenta um conjunto de atividades que inclui a caracterização físico-química dos combustíveis automotivos e controle da qualidade por meio do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis, que é uma importante ferramenta para acompanhar os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil. A finalidade é identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Além dessa atividade, o laboratório atua na medição de gases poluentes provenientes da queima de combustível em motores à combustão, bem como na medição de desempenho e consumo específico de combustível, em ciclo Otto e Diesel em bancada dinamométrica.
Outra atividade de destaque é a prestação de serviços de emissões veiculares em condições reais de aplicação. Com o uso de equipamento embarcado, o laboratório é capaz de realizar medições em veículos leves e pesados em condições reais de tráfego, sendo possível a avaliação deles em diversas condições de aplicação. Dentre as diversas atividades que o laboratório desenvolve na área de motores, destacam-se os trabalhos de P&D no desenvolvimento e/ou avaliação da aplicação de combustíveis de fontes alternativas, como a Rodagem do Programa Próalcool, no qual o Instituto participou ativamente para a viabilização do uso do etanol, nas décadas de 1970 e 1980. O LBE possui acreditação junto ao Cgcre/INMETRO seguindo a norma BR ISO IEC 17025, a qual estabelece requisitos para a acreditação de ensaios em produtos derivados do petróleo, além da acreditação junto à CETESB para homologação de motores em atendimento ao PROCONVE – Programa de controle de emissões veiculares MAR-I (Máquinas Agrícolas e Rodoviárias – Fase I) e P-7 (Pesados – Fase 7), assim como na participação no Grupo de Trabalho de Programas de Ensaios de Proficiência (GT-PEP) coordenado pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.