A presença de áreas contaminadas está entre os grandes problemas ambientais da atualidade. Para lidar com esta questão, as legislações estadual e federal preveem uma sequencia de procedimentos para o diagnóstico e reabilitação destes locais, denominado Gerenciamento de Áreas Contaminadas – GAC.
O Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas – LRAC possui equipe multidisciplinar apta a atender às demandas dos setores público e privado em todas as questões relativas ao GAC.
Atuante desde as etapas iniciais do diagnóstico de passivos ambientais até o desenvolvimento de Planos de Intervenção, o laboratório provê embasamento científico para elaborar soluções específicas aos clientes.
Com foco na execução de projetos de pesquisa e inovação, o IPT dispõe de infraestrutura e capacitação especializada para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o gerenciamento e remediação de áreas contaminadas.
Conheça os principais serviços e diferenciais do LRAC nessa área:
- Investigação geoambiental com equipamentos próprios para procedimentos de campo
- Ensaios e amostragem em resíduos e solos contaminados
- Ensaios e amostragem de gás e vapor no subsolo
- Procedimentos de campo com equipamentos para a Investigação de Alta Resolução (ferramentas direct push como o MIP e o CPTU)
- Avaliação de risco toxicológico à saúde humana
- Modelagem de fluxo e transporte de contaminantes
- Gerenciamento de áreas contaminadas por gás e vapor
- Avaliação de alternativas de remediação
- Sistema Móvel de Tratamento de Poluentes (SMTP)
- Assessoria para técnicas de remediação: dessorção térmica, oxidação química (ISCO), nanorremediação (ISCR), biorremediação, fitorremediação, solidificação/ estabilização, métodos convencionais (MPE, SVE, Pump & Treat, barreira hidráulica, escavação e disposição)
- Elaboração de Planos de Intervenção pautados na avaliação do ciclo de vida (ACV)
- Cursos de capacitação e atualização em Gerenciamento de Áreas Contaminadas