Caracterização de papeis e material escolar

Compartilhe:

Caracterização e avaliação de livros e cadernos


O IPT analisa a qualidade de livros didáticos por meio de ensaios e análises desde 1999.

Os procedimentos criados pelo IPT para a análise dos livros escolares distribuídos pelo MEC – Ministério da Educação serviram de base para a publicação, em 2006, de uma coletânea de normas técnicas sobre livros didáticos composta pelas seguintes normas:

ABNT NBR 15201-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Classificação de defeitos e métodos de ensaio;

ABNT NBR 14869-1– Tecnologia gráfica – Livros didáticos – Especificações.

[saiba=DOCUMENTOS NECESSÁRIOS,detalhes=As editoras que desejam participar do PNBE 2012 (Programa Nacional Biblioteca da Escola) devem fazer o download dos documentos em anexo no fim desta página. Os documentos, devidamente preenchidos, devem ser entregues no IPT juntamente com os livros.]

A análise da qualidade física de livros envolve a determinação de aspectos do processo gráfico, como impressão e acabamento, e itens de especificação, como dimensões, gramatura, alvura e opacidade do papel base, resistência de colagem e galvanização dos grampos. Especificamente para livros, revistas e catálogos, o IPT oferece ainda ensaios de resistência à colagem pelo método page-pull e pelo método page-flex.

A análise de livros escolares que o Instituto realiza para o MEC proporcionou uma melhora da qualidade física dos livros didáticos recebidos pelos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas. Além disso, os bancos de dados procedentes dessa análise permitem conhecer a evolução e o perfil da qualidade oferecida pelo setor gráfico brasileiro, assim como suas limitações. Esse banco de dados também embasa mudanças de procedimentos analíticos e modificações das especificações solicitadas pelo MEC para os livros escolares.

Além da análise de livros, o IPT realiza também análise de cadernos.


Caracterização e avaliação de papéis e documentos de segurança

Papel de segurança é o papel que incorpora elemento ou elementos de segurança identificáveis para dificultar falsificações.

Os elementos de segurança atribuem aos papéis características específicas e podem ser incorporados ao papel (marca d’água e fibras visíveis apenas sob luz ultravioleta, por exemplo) ou advir de processos externos à fabricação do papel, como o de impressão (microletras e fundo numismático, por exemplo) ou de aplicação de filmes holográficos.

O IPT dispõe de equipamentos para detectar a presença dos elementos de segurança. Participa ativamente das comissões de estudo relacionadas ao assunto, tanto do CB-29, coordenado pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, como do CB-27, coordenado pela ABTG – Associação Brasileira Técnica de Artes Gráficas. Além disso, presta assistência no desenvolvimento de documentos de segurança.



Caracterização e avaliação de papéis especiais

O IPT possui capacidade técnica e infraestrutura laboratorial para caracterizar e auxiliar no desenvolvimento de papéis especiais. Além disso, oferece pacote de análise para produtos específicos.

Papéis para embalagens odonto-médico-hospitalar: papéis destinados para a embalagem de produtos estéreis para saúde, de aplicação na prática odontológica, médica, hospitalar e de laboratório, que estejam associados às ações e serviços de saúde. O IPT avalia os produtos com base nos requisitos de desempenho apontados na norma ABNT NBR 14990 – Sistema de materiais de embalagens para esterilização de produtos da saúde, e suas partes.

Papel para contato com alimentos: esses papéis podem conter apenas os materiais mencionados na lista positiva da Portaria 177 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e têm restrições para uso. O IPT oferece algumas análises para esses papéis, entre elas migração total e específica, esta última normalmente para determinação da presença de metais pesados, e migração de branqueadores ópticos e de corantes.

Papel para impressão térmica: papel impregnado com uma substância química que se revela quando exposta ao calor. É utilizado na impressão de cupons fiscais, comprovantes de emissão bancária e fax. O IPT realiza ensaios de caracterização e avaliação da qualidade de impressão de papéis térmicos e ensaios de envelhecimento para verificar a permanência dos papéis e dos textos impressos.

Além destes tipos de papel, o IPT pode realizar, sob demanda, desenvolvimentos de metodologias de ensaio, caracterização e avaliação de outros tipos papéis.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo